Percurso de navegação

Na UE prima a solidariedade, diz Barroso após encontro com M-P da Saxónia-Anhalt

President Barroso and Minister-President of Saxony-Anhalt

O Presidente Durão Barroso recebeu o Dr. Reiner Haseloff, Ministro-Presidente da Saxónia-Anhalt, em Bruxelas. Discutiram as recentes inundações em diversas regiões europeias, incluindo a Saxónia-Anhalt, e o potencial apoio por parte da União Europeia.

Após ouvir o Ministro-Presidente Haseloff sobre a extensão dos prejuízos na Saxónia-Anhalt, o Presidente Barroso expressou, uma vez mais, a sua solidariedade para com as pessoas afetadas. Manifestou igualmente o seu apreço pelos esforços dos serviços locais e nacionais, que incluíram inúmeros voluntários.

Reiterou ao Ministro-Presidente o empenho da Comissão em providenciar apoio aos países e regiões afetados através dos programas atuais e futuros da UE, sublinhando ainda que a mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia exige a apresentação de um pedido por parte do país com base numa avaliação das necessidades, antes de poder ser transmitido ao Conselho e ao Parlamento Europeu para aprovação final. Enfatizou o facto da União Europeia também se caracterizar pela demonstração da solidariedade, inclusivamente aos países mais ricos.