This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso: a estabilidade política está de volta a Itália

President Barroso and Prime Minister of Italy, Enrico Letta

Na quinta-feira, o Presidente Durão Barroso recebeu o novo primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta. Ambos fizeram um apelo a medidas urgentes para o crescimento e o emprego apoiadas por finanças públicas vigorosas.

"Estou muito bem impressionado com o forte compromisso europeu de um primeiro-ministro que vê o seu país firmemente ligado à União Europeia e que reconhece os enormes benefícios da Europa para os seus cidadãos", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião durante o pequeno-almoço com o primeiro-ministro italiano Enrico Letta.
 
O Presidente referiu que a estabilidade está de volta à Itália.
 
"Penso que esta estabilidade é extremamente importante, porque a estabilidade é uma pré-condição vital para a adoção e a implementação das políticas certas que vão ajudar o país a recuperar da crise", disse.
 
Durante a reunião tornou-se evidente que o Presidente e o primeiro-ministro consideram as medidas para melhorar o crescimento e o emprego como uma prioridade essencial. Contudo, o Presidente Durão Barroso sublinhou:
 
"Estamos também ambos firmemente convencidos de que só se pode desenvolver um crescimento e competitividade duradouros com o apoio de finanças públicas vigorosas. Cada euro gasto na dívida é um euro que não é investido no emprego, não é investido nos jovens, não é investido nos empresários ou na educação ou na investigação."
 
Questionado pelos jornalistas sobre a eventual conclusão do Procedimento relativo aos Défices Excessivos para a Itália, o Presidente disse: "Estou muito confiante de que será possível à Itália sair do procedimento do défice excessivo, desde que defina agora as medidas que pretende tomar. Mas isso, claro, depende da apresentação em termos concretos dos planos do novo governo italiano."

Ler o discurso completo

Ler a mensagem do Presidente Durão Barroso de felicitações ao primeiro-ministro Letta

Ver o vídeo da reunião