This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Montenegro num "momento crucial" no percurso para a UE

Milo Đukanović © EU

O Presidente Durão Barroso acolheu com agrado a decisão de Milo Đukanović, primeiro-ministro do Montenegro, em manter a integração europeia no topo da agenda do país. O Presidente também encorajou Đukanović a acelerar a dinâmica para as reformas.

"O início das negociações de adesão, no passado mês de junho, assinalou um novo capítulo nas nossas relações. Foi um reconhecimento justo do progresso feito pelo Montenegro," disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião de segunda-feira. "Foi também um sinal importante para o resto da região, confirmando que a sua perspetiva europeia é uma realidade e que as reformas credíveis e sustentáveis acabam por surtir efeitos."

O Presidente sublinhou que o Montenegro deve prosseguir com base no que já alcançou e continuar com o seu empenho nas reformas, em particular em termos da constituição e de independência do setor judiciário. Outras reformas, em áreas como o Estado de Direito e os direitos fundamentais, assim como o combate à corrupção e ao crime organizado, são também fundamentais para o sucesso do país no seu trajeto para a Europa.

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o vídeo

Mais sobre a UE e o Montenegro