Têxteis, couro e peles com pelo
Definição

(lista dos códigos SH abrangidos pelo presente cartão)
Matérias-primas têxteis e fibras, incluindo fibras descontínuas; pastas (ouates); feltro, etc.

Fio; monofilamentos; linha de costura; cabos de filamento; fio e corda; barbante; cordel; cordas; cabos, etc.

Tecidos; falsos tecidos; malhas ou crochés

Couro, peles com pelo, couros e peles, peles com pelo artificiais

Para resíduos de fios, fibras, tecidos, têxteis, couro e peles com pelo, ver cartão específico para «Resíduos»

Para produtos acondicionados para venda a retalho e artigos acabados, ver cartão específico para «Embalagens para venda a retalho e artigos acabados»


Têxteis, couro e peles com pelo
Quantidade mínima recomendada para cada amostra final Fibras têxteis: 150 g

Fios: 2 m (200 m para determinação de TEX)

Lã: 1 kg

Tecidos homogéneos: 15 cm que abranjam a largura total da peça

Tecidos heterogéneos: Um comprimento completo do tema, abrangendo a largura total da peça

Falsos tecidos; malhas ou crochés: 1 m2

Couro e peles com pelo: peça de 50 x 50 cm

Normas aplicáveis (normas ISO e UE) e legislação pertinente
  • ISO 1130 Fibras têxteis – Alguns métodos de amostragem para ensaio
  • ISO 5086 Revestimentos têxteis de pavimentos – carpetes feitos à mão – Amostragem e seleção de áreas para ensaio
  • EN 12751 Têxteis - Amostragem de fibras, fios e tecidos para ensaio
  • Regulamento (CE) n.º 338/97 do Conselho, de 9 de dezembro de 1996, relativo à proteção de espécies da fauna e da flora selvagens através do controlo do seu comércio
Consulte igualmente a sua legislação nacional e as orientações nacionais relativas à amostragem.



Equipamentos necessários
Utensílios de amostragem sugeridos em função do método utilizado
  • Utensílios comuns: faca, tesoura, serra, etc.
Recipientes a utilizar para a colheita de amostras
  • Sacos plásticos, de diferentes tamanhos, com ou sem rótulos pré-impressos (P00).
  • Frascos de plástico, de diferentes tamanhos (P01, P03, P04).
  • Papel de embrulho, papel ou caixa de plástico.
  • Sacos de papel ou caixas de cartão (caixotes) de diferentes tamanhos, com ou sem rótulos pré-impressos (R00, R01).
Os recipientes para amostras devem estar limpos e não apresentar sinais de qualquer substância que possa contaminar os materiais a serem amostrados (como água, sujidade, cotão, compostos de lavagem, fibras soltas, nafta e outros solventes, ácidos, fluxos de soldadura, ferrugem e óleo).

Precauções de segurança e avaliação dos riscos Consultar a legislação nacional e orientações em matéria de saúde e segurança.
  • Ver FDS ou ADR se disponíveis.
  • É importante ter cuidado aquando da recolha de amostras que contenham fibras de vidro ou fibras minerais, usar luvas e proteger os olhos; evitar contacto direto!
  • Prestar atenção à sinalização de segurança e advertência.
  • Alertamos para quaisquer instruções de saúde e segurança constantes da avaliação de riscos local e/ou das práticas de trabalho seguras para o local onde a amostragem deve ter lugar, que devem ser seguidas.
  • Sempre que possível, antes da descarga/colheita de amostras, deve ser feita uma primeira inspeção visual da carga, a fim de detetar indícios de infestação por parasitas ou insetos e/ou sinais de fungos ou bolores. Se necessário, devem ser tomadas outras medidas preventivas para evitar a inalação acidental de poeiras ou esporos.
Equipamentos de proteção individual
  • Proteção dos olhos: óculos de segurança, se necessário
  • Proteção das mãos: se necessário
  • Proteção da cabeça: se necessário
Aviso: As peles e peles com pelo frescas ou não tratadas podem conter parasitas ou doenças, nomeadamente esporos de antraz. Deve trabalhar num espaço bem ventilado. Devem ser utilizados os seguintes equipamentos de proteção individual adicionais:
  • Proteção respiratória
  • Fatos-macaco de proteção
Devem ser tomadas precauções adicionais aquando da remoção do equipamento de proteção individual, uma vez que este pode ter ficado contaminado.


Plano de amostragem
Tipo de remessaPlano de amostragem
Remessa para desalfandegamento Considera-se, regra geral, uma amostra elementar que representa as mercadorias abrangidas pela mesma declaração aduaneira. Os procedimentos de amostragem dependem, em seguida, do tipo de remessa mencionado no presente quadro.

Fibras a granel Colher amostras elementares à mão (20 ou mais tufos de 0,25-0,5 g cada) de diferentes partes da remessa selecionadas aleatoriamente.

Fardos de fibras (< 5 fardos)<5 bales) Colher duas amostras elementares à mão (uma da parte exterior do fardo e uma da parte interior do fardo) de um ou mais fardos, utilizando os utensílios adequados (tesoura ou faca).

Fardos de fibras (> 5 fardos) Colher quatro amostras elementares à mão (duas da parte exterior dos fardos, duas da parte interior dos fardos) através de seleção aleatória, de diferentes fardos da remessa, utilizando os utensílios adequados (tesoura ou faca).

Embalagens de materiais transformados, p. ex. fios (< 4 embalagens)<4 packages) Descartar os primeiros 2 metros e colher 2 metros de cada embalagem com o utensílio adequado (tesoura ou faca), utilizando o mínimo de tensão para evitar esticar o material. Para a amostra de reserva, descartar os próximos dois metros da mesma embalagem e depois cortar as outras amostras de fio.

Embalagens de materiais transformados, p. ex. fios (> 4 embalagens) Selecionar aleatoriamente diferentes partes da remessa, depois, descartar os primeiros 2 metros e colher 2 metros de uma ou mais embalagens com o utensílio adequado (tesoura ou faca), utilizando o mínimo de tensão para evitar esticar o material. Para a amostra de reserva, descartar os próximos 2 metros da mesma embalagem e depois cortar as outras amostras de fio.

Rolos de tecido Descartar a parte exterior do rolo de tecido e cortar aproximadamente 1 m2 (peça de 100 x 100 cm) com o utensílio adequado (tesoura ou faca) de um ou mais rolos, através de seleção aleatória, de diferentes partes da remessa.

Mercadorias de couro ou de peles com pelo Se não for possível colher a peça ou item inteiro, cortar aproximadamente uma peça de 50 x 50 cm com a ferramenta adequada (tesoura ou faca) de diferentes partes da remessa, por seleção aleatória.

No caso de peles dispendiosas em que a amostragem possa afetar o valor ou a facilidade de utilização das peles, consultar o laboratório. Em certos casos, pode ser permitida a colheita de uma amostra muito menor (2 g), mas apenas com o acordo do laboratório.

Artigos individuais Dependendo da quantidade da remessa, do valor e da dimensão do artigo, deve-se recolher no mínimo uma unidade para obter uma amostra. Quando os artigos são pequenos (todas as dimensões até 10 cm), garantir que a amostra final é composta por, pelo menos, três unidades.


Manuseamento de amostras
Observações gerais
  • Colheita de amostras: Importa garantir que as mercadorias inspecionadas consistem numa única remessa. Se existirem várias remessas, devem ser identificadas separadamente. Uma amostra global só pode ser constituída a partir de mercadorias que representem um mesmo lote contidas na mesma remessa. As amostras são selecionadas através de método aleatório ou sistematicamente de um lote da remessa. Importa garantir que a área está limpa e não contém fibras soltas.
    Em alguns casos de mercadorias em couro ou peles com pelo, em que a amostragem não é possível, as provas fotográficas recolhidas pelos funcionários responsáveis pela recolha de amostras, bem como os documentos que descrevem as mercadorias, os seus pormenores e a sua função, podem constituir uma alternativa satisfatória para a amostragem. Em caso de dúvida, consultar o seu laboratório.
  • Acondicionar as amostras: As amostras finais devem ser seladas numa embalagem que evite a sua contaminação, não devendo ser colocadas sob luz solar direta, com vista a preservar as características das amostras.
Formulário de amostragem
  • Preencher o formulário de amostragem. Deverá ser anexado um exemplar às amostras e outro deverá ser guardado para registo.
Transporte
  • Importa assegurar que as condições de transporte garantem a integridade e as características das amostras transportadas.
Armazenamento
  • As amostras devem ser mantidas à temperatura ambiente num local seco e bem ventilado. As amostras devem ser protegidas por forma a evitar a sua exposição a condições que possam alterar as suas principais propriedades, tais como luz solar.
  • As amostras cujo teor de humidade possa afetar a análise devem ser acondicionadas em recipientes à prova de humidade, com um fecho estanque.

Têxteis, couro e peles com pelo (Expandir a lista)
Posição SH Descrição


Revisões
VersãoDataAlterações
1.130.03.2019Primeira versão
1.1.101.11.2019Atualização - pequena modificação do texto
1.215.07.2021Atualização - revisão total do texto