Comissão Europeia
pt Português pt

VALCONMAC — preservar e proteger os habitats florestais únicos da Macaronésia

  • 22 May 2019

O projeto irá identificar, conservar, reabilitar e proteger os ecossistemas das florestas da Macaronésia. São áreas de beleza incalculável e albergam espécies de árvores e bosques únicos. 

«O projeto VALCONMAC tem como objetivo continuar promover a troca de experiências e conhecimentos nas áreas relacionadas com a silvicultura, bem como informar e divulgar os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos pelas diferentes contrapartes.»

Blanca Pérez, Vice-conselheira para o Meio Ambiente do Governo das Canárias

Os quatro arquipélagos que fazem parte da Macaronésia estão localizados ao largo da costa da Europa e de África e pertencem a Portugal, Espanha e Cabo Verde. Este projeto surgiu da necessidade de preservar as florestas distintas dos arquipélagos, para que as futuras gerações possam usufruir do património cultural e natural neles enraizado. Está a estabelecer uma rede de trilhos, compilando um catálogo de variedades únicas de árvores e promovendo centros de gestão e preservação das florestas.

Estes centros irão gerir as espécies exóticas invasoras, educar os cidadãos e melhorar o conhecimento sobre os recursos florestais para uma utilização sustentável. Promoverão programas que estimulam a troca de informações ambientais entre as regiões para aumentar a resiliência destes habitats às alterações climáticas.

Partilha de conhecimentos

O projeto baseia-se na transferência e troca de informações implementadas nas ilhas desde 2006. A colaboração resultante entre autoridades governamentais e operadores privados contribuiu para que estas iniciativas pudessem prosperar e desenvolver-se.

Foram implementados programas de formação de pessoal e foram introduzidos drones e outras novas tecnologias na gestão florestal. As iniciativas de educação ambiental incluíram um ateliê sobre espécies exóticas invasoras na ilha de Fuerteventura em maio de 2018. Em novembro de 2017, teve lugar a celebração das «VIII Jornadas Florestais da Macaronésia», na Madeira. As «IX Jornadas Florestais da Macaronésia» foram celebradas em março de 2019, em Cabo Verde.

Investigação e renovação

O projeto elaborou um inventário de árvores com informações pormenorizadas sobre as suas características e estado de conservação. O resultado foi uma lista de 100 árvores específicas da Macaronésia, composta por 25 árvores de cada uma das quatro regiões. 

Foi compilado um guia para as espécies invasoras nas regiões e realizaram-se estudos para analisar o efeito destas espécies exóticas no ambiente. Foi levado a cabo um estudo suplementar sobre o impacto das populações de coelho-bravo nos ecossistemas naturais, florestais e agrícolas.

Vários trilhos foram inventariados e melhorados. Uma estufa na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, foi renovada.

Estes projetos ambientais aumentaram o emprego nas ilhas. Empresas de consultoria locais especializadas em questões ambientais, bem como empresas de gestão de projetos, criaram postos de trabalho e, posteriormente, melhoraram a qualidade de vida das pessoas nas zonas rurais.

Vídeos

Floresta AçoresNaturalização do Ambiente do «Pino De La Virgen De El Paso La Palma»

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «VALCONMAC – Projeto para a recuperação e conservação dos recursos florestais na Macaronésia» é de 1 473 660 EUR, com uma contribuição de 1 252 611 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do «Programa de Cooperação Territorial Interreg V-A — Espanha–Portugal (Madeira–Açores–Canárias [MAC])» para o período de programação 2014–2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Conservação e proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos».