breadcrumb.ecName
pt Português

Promoção da investigação, proteção e inovação marítima na Macaronésia

  • 23 May 2019

O projeto está a estabelecer uma rede para monitorizar o ambiente marinho geral e a qualidade da água e do ar nos portos da Madeira, dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde. O objetivo é promover a investigação marinha e marítima, o desenvolvimento sustentável e a inovação na região macaronésica.

«O projeto ECOMARPORT oferece o enquadramento adequado para melhorar uma rede costeira de monitorização dos oceanos em toda a região da Macaronésia, que abrange as necessidades específicas dos setores marinho e marítimo, fornecendo informações úteis e produtos derivados para uma atividade mais eficiente, segura e sustentável.»

Carlos Barrera, coordenador do projeto

O projeto concentra-se nas áreas costeiras. Os portos revelam-se de particular interesse, pois são essenciais para identificar os utilizadores finais do setor marítimo e colaborar com estes. Foi consolidada uma rede de monitorização costeira e foram promovidas oportunidades de negócio no contexto do Crescimento Azul, que é uma estratégia a longo prazo para apoiar o crescimento sustentável no setor marinho e marítimo.

Foi desenvolvida e implementada uma tecnologia inovadora e foi atualizado um portal de dados para visualização e exibição em tempo real. As iniciativas regionais de monitorização dos oceanos foram associadas às internacionais, e houve lugar à transferência de tecnologia e à formação especializada desde as ilhas Canárias até aos restantes arquipélagos da Macaronésia e à África Ocidental através de Cabo Verde. 

Evolução tecnológica

No âmbito do projeto, foram criados novos instrumentos de medição, serviços e ferramentas de gestão ambiental e de avaliação de impacto, possibilitando a validação de resultados, produtos e serviços. Os sensores e os formatos de dados das estações de monitorização normalizadas foram configurados. Verificou-se também uma cooperação e transferência de tecnologia entre os setores público e privado no campo da ciência e da tecnologia marinha e marítima. 

A rede de observação em tempo real do projeto para a monitorização da qualidade da água e do ar está a melhorar a gestão ambiental e marinha dos portos. Em oito portos distintos, dados meteorológicos e oceânicos são objeto de monitorização. Além disso, foi implementado um sistema de previsão e alerta de transbordamento de porto e um sistema de monitorização da qualidade do ar do porto. Foi também desenvolvido um portal de dados comum, acessível a título gratuito. 

Rede R3M

O projeto é o mais recente parceiro regional que colabora através da Rede de Monitorização Marinha e Marítima da Macaronésia, também conhecida como Rede R3M. Esta iniciativa visa aumentar a quantidade e a qualidade da observação ambiental marinha, de modo a compreender e prever as atividades que ocorrem neste domínio e o seu impacto ambiental e socioeconómico. Utiliza uma ferramenta que disponibiliza observações do ambiente marinho a todos os setores que utilizam os oceanos, como empresas comerciais, governos e unidades de investigação.

O R3M é composto por dados regionais existentes e novos programas de observação. As plataformas que integram atualmente a iniciativa resultaram de mais de uma década de trabalho realizado em parceria com vários projetos regionais anteriores. 

O projeto criou postos de trabalho para dois investigadores. 

Video

Ecomartport

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Transferência tecnológica e ecoinovação para a gestão ambiental e marinha nas zonas portuárias da Macaronésia» é de 1 360 713 EUR, com uma contribuição de 1 156 606 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional «Interreg-MAC» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Melhoria da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação».