breadcrumb.ecName
pt Português

Desenvolver a próxima geração de veículos elétricos

  • 08 July 2015

A colaboração entre um pequeno fabricante de automóveis e um instituto de engenharia, em Portugal, resultou na criação de um protótipo de um carro elétrico de alta tecnologia capaz de percorrer até 400 quilómetros com uma única carga.

O desenvolvimento de um veículo tão inovador levou a uma grande exposição mediática a nível nacional e internacional e, consequentemente, ajudou a promover a região Oeste como berço da inovação. A maioria dos fabricantes de carros elétricos opta por criar veículos desportivos de alto valor para contrabalançar os elevados custos de produção. Em vez de pretender produzir um Ferrari, estamos a criar um equivalente elétrico de um veículo desportivo compacto.

Pedro Almeida, Gestor de Projetos

O projeto Veeco, com a duração de três anos, tinha como objetivo levar mais longe a tecnologia dos veículos elétricos, a qual tem sido condicionada pela tecnologia de baterias atualmente disponível, pelas baixas velocidades máximas e pela aceleração lenta. Estes são alguns dos motivos pelos quais os veículos elétricos ainda não foram adotados de forma generalizada, apesar de estarem presentes no mercado há vários anos.

Os parceiros do projeto foram a empresa Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Juntos, construíram dois protótipos de carros elétricos altamente eficientes que desafiam as expetativas comuns quando à tecnologia dos veículos elétricos, uma vez que são rápidos, têm uma bateria de longa duração e aceleram rapidamente. O protótipo final de três rodas para duas pessoas, apresentado em fevereiro de 2012, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas dez segundos e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 170 km/h, um desempenho comparável ao dos veículos a gasolina ou a gasóleo e que lhe permite ser utilizado para deslocações diárias entre o domicílio e o local de trabalho. Com apenas um euro de eletricidade, o carro é capaz de percorrer cerca de 100 km.

Estas características notáveis foram conseguidas graças à utilização de materiais ultraleves durante a conceção e a construção do veículo e à adoção de uma carroçaria em forma de «gota de água» que otimiza o fluxo de ar e reduz o atrito.

Impulso para a economia regional

Além do que já foi dito, os veículos protótipo são significativamente mais seguros do que outros veículos elétricos. A utilização de uma bateria de baixa tensão de 96 volts reduz amplamente o risco de acidentes por eletrocussão.  Além disso, a tecnologia da bateria de iões de lítio de fosfato elimina ainda os riscos de explosão das células da bateria.

Os parceiros do projeto estão agora a trabalhar no sentido de transformar o protótipo num veículo que possa ser comercializado.

O projeto resultou na criação de sete postos de trabalho, mas espera-se que este número aumente consideravelmente quando o protótipo avançar para produção comercial. Quando isso acontecer, a economia local sairá reforçada, já que os componentes serão adquiridos localmente com vista a criar uma cadeia de abastecimento regional.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Veeco RT EV» é de 1 700 000 EUR, tendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE contribuído com 900 000 EUR do Programa Operacional português «Fatores de Competitividade» para o período de programação 2007-2013.