EC Representations
EC Representations Newsroom

UE e Japão selecionam primeiros Programas de Mestrado Conjuntos Erasmus Mundus

Hoje, a Comissão Europeia anunciou os resultados do convite à apresentação de candidaturas para Parcerias para os programas de mestrado conjuntos Erasmus Mundus com o Japão, lançado em outubro de 2018.

O Comissário responsável pela pasta da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, declarou: «Em julho de 2018, tive o prazer de lançar o diálogo político de alto nível entre a UE e o Japão sobre o ensino superior, a cultura e o desporto, em conjunto com o meu homólogo japonês, o então ministro Hayashi. Tivemos ocasião de sublinhar a importância de fomentar a cooperação internacional no ensino superior. Estou confiante de que os três programas de mestrado selecionados, parte do novo modelo global de cooperação entre a UE e o Japão no domínio do ensino superior, produzirão excelentes resultados e contribuirão para a excelência do talento dos estudantes e para o reforço da ciência, da tecnologia e da inovação Aguardo com expectativa para ver o seu impacto positivo nos próximos meses e anos.»

A Comissão, juntamente com o Ministério japonês da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, selecionou três programas oferecidos por consórcios internacionais que envolvem universidades de topo:

  • Mestrado de Ciência em Imagem e Luz na Realidade Alargada, Universidade do Leste da Finlândia (Finlândia) e Universidade de Tecnologia de Toyochashi (Japão). Outros países parceiros: Bélgica e França, bem como parceiros associados da Finlândia, Bélgica, Alemanha, Suíça e Japão.
  • Mestrado Japão-Europa em Robótica Avançada, coordenado pela Ecole Centrale de Nantes (França) e pela Universidade de Kelo (Japão). Outros países parceiros: Itália e Polónia.
  • História na esfera pública, Universidade da Europa Central (Hungria) e Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Japão). Outros países parceiros: Itália e Portugal, bem como um parceiro associado, de França.

Este convite à apresentação de candidaturas, que é o primeiro do género, é executado e financiado conjuntamente pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+ , e pelo Ministério japonês da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (através do projeto de intercâmbio interuniversitário). O objetivo é permitir aos estudantes com melhor desempenho de todo o mundo estudar pelo menos em duas das universidades representadas em cada programa. Pelo menos uma delas terá de ser japonesa e, no final dos seus estudos, os estudantes receberão um diploma de mestrado conjunto, duplo ou múltiplo. Outro elemento é a inclusão de parceiros do mundo empresarial, além dos parceiros académicos.

Contexto

O convite à apresentação de candidaturas para Parcerias para os programas de mestrado conjuntos Erasmus Mundus com o Japão foi publicado em 24 de outubro de 2018. Foram recebidas 10 candidaturas. Os três programas com melhor classificação hoje selecionados têm à sua disposição 9 milhões de EUR, provindos em partes iguais da UE e do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão Como parte deste financiamento, para cada um dos três programas, serão disponibilizadas 64 bolsas para os melhores alunos.

Mais informações

Convite à apresentação de candidaturas

Perguntas Frequentes

Guia do Programa Erasmus+

IP/19/4889

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail