Um projeto que proporcionou a instalação de uma fábrica de produção de aparas de madeira na ilha da Madeira, em Portugal, está a ajudar a região a reduzir a sua dependência de fontes externas de combustíveis fósseis, aproveitando simultaneamente os resíduos de origem florestal e agrícola produzidos a nível local. A unidade tem capacidade para produzir anualmente 15 mil toneladas de aparas de madeira, que atualmente estão a ser adquiridas por um número crescente de hotéis e de outras empresas da ilha para utilização nas respetivas caldeiras. Este projeto está a ajudar a Madeira a reduzir o impacto ambiental e os custos associados ao transporte de gás e de outros combustíveis fósseis por via marítima.
Produção de aparas de madeira oferece solução de energia sustentável na Madeira
- 10 May 2019
O projeto tem tido um impacto muito positivo junto dos nossos clientes em termos de redução da fatura energética. Esperamos aproveitar este sucesso garantindo novos investimentos para adaptar a unidade de aparas de madeira ao tratamento de novas formas de biomassa. Estamos igualmente a trabalhar noutros projetos de combustíveis sustentáveis na ilha, que poderão atrair ainda mais clientes.
A unidade de produção aproveita uma gama diversificada de biomassa na ilha, que é obtida a partir de fontes privadas e de florestas estatais. O projeto está a ajudar a reduzir os custos energéticos que, em comparação com outros locais da Europa, são elevados na Madeira devido à sua insularidade. Em particular, espera-se que a redução das despesas de combustível ajude a tornar o setor turístico da ilha mais competitivo.
Aproveitar os resíduos
As aparas são produzidas a partir de uma gama diversificada de resíduos de origem agrícola, tais como restos de cana-de-açúcar, ramos de videira, hastes de bananeira e madeira proveniente de florestas. As novas instalações converteram os resíduos de origem agrícola num novo fluxo de receitas para alguns agricultores e pequenos proprietários da ilha. Estes produtores estão agora motivados a remover os resíduos inflamáveis dos seus terrenos, o que por sua vez reforça a prevenção contra incêndios florestais na ilha.
Um futuro sustentável
Para desenvolver um mercado para as aparas de madeira, a equipa do projeto trabalhou com uma empresa de serviços local que vende energia a clientes dos setores industrial e hoteleiro. A colaboração gerou uma utilização inicial de 25 % da capacidade de produção e a carteira de clientes continua a aumentar. Além disso, a diversidade de fontes de biomassa que podem ser transformadas na unidade permite que o produtor de aparas de madeira esteja menos sujeito à escassez de matéria-prima, o que minimiza as flutuações de preço para os clientes, tornando a operação segura e sustentável.
Estão a ser elaborados planos para replicar o projeto no arquipélago dos Açores.
Investimento total e financiamento da UE
O investimento total para o projeto «Fábrica de aparas de madeira na ilha da Madeira» é de 959 703 EUR, com uma contribuição de 367 086 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional «Madeira» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Economia hipocarbónica».