Apoiar os idosos, mantendo-os física e socialmente ativos

RegioStars 2012 FinalistNas zonas socialmente desfavorecidas das cidades portuguesas do Porto e Gondomar, o programa «Seniores em Movimento» implementou várias atividades integradas para promover a inclusão social, a saúde e o bem-estar dos idosos.

Outras ferramentas

 

O programa «Seniores em Movimento» tinha como principal objetivo proporcionar aos idosos que residem nas zonas desfavorecidas das cidades do Porto e de Gondomar novas oportunidades de participação pública através de uma série de ações integradas para fomentar a inclusão social e o bem-estar.

A área visada pelo projeto incluiu duas freguesias vizinhas: Campanhã (cidade do Porto) e Rio Tinto (cidade de Gondomar). Situadas na área metropolitana do Porto, constituem exemplos perfeitos de crescimento urbano para fora do centro da cidade do Porto com uma elevada concentração de habitação social e um ambiente urbano de má qualidade.

Uma grande parte da população destas zonas desfavorecidas tem mais de 60 anos, para além do facto de a zona apresentar um elevado nível de desemprego (27 %). Um grande número de idosos, sobretudo os que moram nas habitações sociais da zona, encontrava-se isolado e segregado da população em geral, restringidos à sua área residencial em casa ou num lar de idosos.

Nova abordagem com um programa proativo e atividades dinâmicas

Em colaboração com os sete lares de idosos locais, o projeto desenvolveu uma nova abordagem que consiste num programa de atividades dinâmicas que visam cuidar do estado psicológico e físico dos idosos, mantendo-os, tanto quanto possível, física e socialmente ativos.

O programa apoiou várias atividades desportivas tais como t'ai chi ch'uan, hidroginástica e boccia, devidamente adaptadas à idade dos beneficiários e cujo objetivo era o de preservar a mobilidade e criar um forte sentido de comunidade. Introduziu igualmente um programa recreativo assente nas artes do espetáculo (teatro e poesia), tendo criado cerca de 15 workshops que culminaram em apresentações públicas.

Foi também organizada uma série de workshops sobre tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para os idosos que ofereciam um programa de competências básicas em TIC através do qual 128 participantes obtiveram certificação. Um programa educacional suplementar para cidadãos idosos resultou na obtenção de certificação por parte de 15 desempregados e posterior emprego em instituições sociais da zona desfavorecida.

Estreita integração com outros instrumentos financeiros

Uma ação «bairros inclusivos» envolveu a organização de festividades culturais em cada bairro desfavorecido para promover o diálogo entre gerações.

O projeto «Seniores em Movimento» envolveu cerca de 1 300 cidadãos idosos em várias ações e conduziu a uma mudança estrutural de longo prazo na zona visada. Estas atividades integradas também alcançaram impactos sociais positivos, tais como o reforço das comunidades locais e o aumento da autoestima.

O sucesso da estratégia assentou na forte parceria entre a autoridade de gestão, os municípios e as associações e ONG locais. Teve uma estreita integração com outros instrumentos financeiros para maximizar o impacto. Cada parceiro foi envolvido de diferentes formas, mas muitos mantiveram o seu apoio para lá do fim do projeto.

Financiamento total e da UE:

O projeto «Seniores em Movimento - URBAN 2 Porto – Gondomar» dispõe de um orçamento total elegível de 294 899 EUR, contando com uma contribuição do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 206 429 EUR para o período de programação 2007 a 2013.

Data do projecto

01/01/2007