breadcrumb.ecName
pt Português

INTERPORT: apoio à internacionalização de PME navais da Macaronésia

  • 12 June 2019

O projeto Interport oferece orientação e formação às empresas de reparação naval e de abastecimento de navios na Madeira, nas Canárias, em Cabo Verde e na Mauritânia, tendo como finalidade o aumento do nível de exportações, a internacionalização e o aumento da competitividade das mesmas.

Não podemos esquecer que o nosso primeiro cliente famoso em reparação naval foi Cristóvão Colombo, e isso é algo marcante. A história do nosso porto tem sido desde sempre pautada pela inovação permanente e, nesse sentido, as empresas de reparação naval têm constituído um magnífico exemplo de como nos podemos adaptar aos novos desafios e exigências do futuro.

Juan José Cardona González, presidente da Fundação Portos de Las Palmas e da Autoridade Portuária de Las Palmas, Canárias

O projeto Interport presta apoio a 40 pequenas e médias empresas (PME) navais através de campanhas de sensibilização, cursos de formação, melhorias tecnológicas e cooperação empresarial. Este apoio contribuiu não só para o crescimento do potencial das empresas envolvidas, mas também para a criação de 50 a 100 novos postos de trabalho.

O projeto envolveu a conceção de um quadro destinado a melhorar as ligações e a prestar serviços de desenvolvimento e aconselhamento empresarial às PME portuárias. Mediante a sua participação em projetos de cooperação, as empresas envolvidas estabeleceram uma rede.

Formação e aconselhamento

O projeto realizou um estudo sobre a situação do setor da reparação naval e do abastecimento de navios na Macaronésia (quatro arquipélagos, incluindo os Açores, a Madeira, as Canárias e Cabo Verde). Com base nesse estudo, foi concebida uma estratégia destinada a suprir as necessidades das empresas navais locais e a sensibilizar o público para as suas atividades. Foram elaboradas propostas de projetos e as empresas receberam apoio personalizado e orientação a fim de aumentarem as suas exportações. 

Foram ainda organizados cursos de formação e conferências para ajudar as PME a desenvolverem os seus negócios além-fronteiras. As empresas de média dimensão participaram em quatro feiras, oito cursos de formação e 16 workshops. Os grupos de trabalho especializados permitiram às PME reunir com peritos e intervenientes locais da indústria naval com experiência de trabalho nos mercados americano e africano.

Rede de colaboração

O projeto organizou e promoveu missões comerciais e reuniões empresariais para as PME, tanto nos seus locais de origem como em mercados internacionais de interesse. Realizaram-se onze dessas missões comerciais. Foi também implementado um projeto que resultou em 12 acordos de colaboração entre instituições da Macaronésia.

O projeto comunicou as suas realizações através da sua página na Internet (www.mac-interport.com) e em cerca de 17 artigos da imprensa, cinco eventos de comunicação que contaram com a presença de cerca de 150 pessoas e nove publicações. A cimeira internacional «Mid Atlantic Ship Repair and Supply Summit» teve lugar no Porto de Las Palmas, Canárias, em abril de 2019.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Promoção da internacionalização, exportação e competitividade de PME portuárias através da inovação, tecnologia e cooperação empresarial» é de 717 303 EUR, com uma contribuição de 609 707 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE através do Programa Operacional «Interreg V-A MAC» para o período de programação 2014–2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Emprego, crescimento e investimento».