Comissão Europeia
pt Português pt

Aldeias Históricas de Portugal (AHP) – revitalizar as aldeias através do desenvolvimento da educação e do setor empresarial

  • 26 January 2016

As Aldeias Históricas de Portugal (AHP) são compostas por 12 aldeias espalhadas por 10 municípios (5315,39 km2). Este projeto centra-se na formação de pessoas com baixas aptidões para se reintegrarem no mercado de trabalho, no desenvolvimento de novas ideias de negócios específicas de cada aldeia e na revitalização de edifícios abandonados e degradados existentes.

Os aspetos fundamentais desta estratégia de recuperação são o património e as dimensões social e económica. Baseia-se em iniciativas de regeneração urbana e do património, e em ajudar a criar microempresas no setor do turismo. O projeto recebeu o estatuto turístico, com um especial enfoque no turismo cultural, tendo em consideração os bens do património envolvidos.

Um esforço de colaboração

Seguindo o «princípio do prado ao prato», a abordagem aplicada consistiu em ligar setores de atividade económica, começando por uma ideia de negócio inspirada pelas necessidades específicas das aldeias e o uso do trabalho em rede. Tal significa o envolvimento com todas as partes interessadas, desde a comunidade local a agentes das esferas pública e privada, tanto a nível local como nacional.

A iniciativa assenta numa lógica de espírito de colaboração e responsabilidade social, económica e ambiental, o que permite a criação de negócios individuais, potencialmente replicáveis, com valor e identificáveis com uma região em particular e a sua população. O processo culminou com a afixação da marca «Aldeias Históricas de Portugal» em todos os artigos produzidos nas oficinas das aldeias.

Até ao momento, foram desenvolvidos produtos específicos em três aldeias: bracejo (erva existente na natureza, usada para fazer pequenos utensílios domésticos), burel (tecido de lã português, feito à mão) e barro (argila). O trabalho na construção da reputação da marca está em andamento e a visibilidade está a aumentar graças à maior divulgação e a um efeito multiplicador na comunicação.

Investimento total e fundos da UE

O investimento total para o projeto «Aldeias Históricas de Portugal (AHP)» é de EUR 25 049, para os quais o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE contribuiu com EUR 21 292 do Programa Operacional «Centro» para o período de programação 2007-2013.