breadcrumb.ecName

«Playful Paradigm»: repensar os desafios urbanos através de jogos

  • 04 September 2021

A Rede de Transferência Playful Paradigm centrou-se no uso de jogos e espaços lúdicos para envolver as partes interessadas das cidades no desenvolvimento urbano. Além de promover a inclusão social, a mediação intergeracional e cultural e estilos de vida saudáveis, o conceito também impulsiona a sensibilização ambiental, a criação de espaços públicos (placemaking) e a prosperidade económica. O projeto foi liderado pelo município de Udine, na região Nordeste de Itália, que começou a incorporar os jogos na sua política urbana no início da década de 2000. Estiveram ainda envolvidas outras sete cidades europeias.

As atividades lúdicas são ferramentas poderosas quando aplicadas nas cidades. Os jogos podem ser usados para trabalhar em bairros desfavorecidos com a comunidade local ou em escolas com os alunos, podendo desencadear a participação da sociedade civil, envolvendo cidadãos e associações locais.

Paolo Munini, responsável pelas atividades de jogos, município de Udine

As cidades de Klaipėda, na Lituânia, Larissa, na Grécia, Katowice, na Polónia, Cork, na Irlanda, Esplugues de Llobregat, em Espanha, Novigrad-Cittanova, na Croácia, e Viana do Castelo, em Portugal, aderiram à Rede de Transferência URBACT com o intuito de identificarem práticas que pudessem adotar nos seus contextos locais.

Após uma série de reuniões de transferência, visitas de estudo e outras atividades, as cidades parceiras replicaram e conceberam novas iniciativas baseadas nos jogos e desenvolveram recursos, como um conjunto de ferramentas para as escolas e um guia sobre contratos públicos relacionados com os jogos. Na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, realizada em outubro de 2020, o projeto apresentou a sua ideia de lançar a «Capital Europeia dos Jogos».

Tirar partido dos 20 anos de experiência de Udine

Em Itália, a importância dos jogos está consagrada no direito nacional desde 2000. A Lei n.º 328/2000, La legge di riforma dei Servizi Sociali - Dal centralismo sociale al federalismo solidale (Lei da reforma dos serviços sociais – Do centralismo social ao federalismo solidário) introduziu o conceito de «ludobus», uma biblioteca móvel de jogos para os habitantes da cidade.

O município de Udine constatou que as infraestruturas, por si só, eram insuficientes para beneficiar de todo o potencial dos jogos. Assim sendo, estabeleceu um «gabinete de jogos» para coordenar o «ludobus» e as atividades da biblioteca de jogos, promover a «educação lúdica» contínua nas escolas e noutras instituições, organizar eventos baseados nos jogos e, em geral, defender a expansão das iniciativas baseadas nos jogos.

O município de Udine tem um vasto calendário anual de eventos onde os jogos e as estratégias de «gamificação» são significativamente colocados em prática e a sua abordagem estimulou a adoção de iniciativas no terreno.

Inspiradas no exemplo de Udine, e com o apoio do «Playful Paradigm», as cidades parceiras identificaram e desenvolveram iniciativas baseadas nos jogos adequadas aos seus contextos locais específicos.

Em Cork, Irlanda, o grupo do projeto lançou um Fórum de Jogos para envolver as partes interessadas locais de forma colaborativa e desenvolveu atividades de criação de espaços públicos (por exemplo, remoção de automóveis de áreas-chave da cidade, tornando-as «abertas aos jogos»). Outros exemplos de iniciativas incluíram um acampamento de verão «Toys of the World» em Larissa, Grécia; a criação de jogos sobre a natureza e a sustentabilidade por parte de estudantes em Esplugues de Llobregat, Espanha; e um jogo de caça ao tesouro da cidade em Katowice, Polónia.

Uma visão comum de cidade lúdica na Europa

Durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, realizada em linha em outubro de 2020, as cidades parceiras do projeto «Playful Paradigm» organizaram um «laboratório participativo» para apresentarem a sua ideia de lançar a «Capital Europeia dos Jogos». Para orientar a iniciativa, as cidades propuseram um manifesto de três pilares do que significa ser uma cidade lúdica.

O primeiro pilar, «Play for Green» (Jogos pelo ecológico), reúne ações destinadas a promover a sustentabilidade e estilos de vida saudáveis; o segundo, «Play for Inclusion» (Jogos pela inclusão), centra-se na integração de pessoas marginalizadas e carenciadas através dos jogos; o terceiro, «Play for placemaking» (Jogos pela criação de espaços públicos), identifica ferramentas participativas para apoiar o planeamento urbano e reivindicar praças e ruas abertas aos jogos.

O projeto foi implementado ao abrigo do URBACT, o programa de Cooperação Territorial Europeia que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável e integrado em cidades de toda a Europa, utilizando recursos e competências para fortalecer a capacidade dos municípios de fazer melhorias em quatro áreas: governação, ambiente, inclusão e economia.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Playful Paradigm» é de 598 830 EUR, com uma contribuição de 457 752 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa «URBACT» para o período de programação 2014-2020.