Comissão Europeia
pt Português pt

Panorama

Projeções demográficas da UE revelam assimetrias crescentes entre jovens e idosos

  • 20 May 2021
As últimas projeções demográficas do Eurostat para o período de 2020-2030 indicam que, embora se preveja que a população no grupo etário dos 65 anos ou mais cresça 18 %, prevê-se que a população mais jovem dos 4 aos 18 anos diminua 5 %.

De acordo com as últimas projeções demográficas do Eurostat por região NUTS 3, é provável que o grupo etário dos 4 aos 18 anos registe uma diminuição de 3 milhões de pessoas entre 2020 e 2030, e de mais 4 milhões de pessoas, ou 5 %, entre 2030 e 2040. A maioria das regiões da UE enfrenta números decrescentes, prevendo-se reduções particularmente significativas (pelo menos -15 %) na maioria das regiões da Grécia, Espanha, França, Itália, Roménia e Finlândia.

Porém, conforme ilustrado no mapa 1, nem todas as regiões deverão sofrer esse declínio ao longo da próxima década. Aliás, muitas regiões da Chéquia, Alemanha, Áustria e Suécia assistirão provavelmente a um aumento da população neste grupo etário, ao passo que o crescimento em várias regiões urbanas da Alemanha e nas regiões de Praga, Bratislava e Cracóvia deverá aumentar mais de 10 % ao longo da década.

Mapa 1: Variação da população entre os 4 e os 18 anos por região NUTS 3, 2020-2030

As mudanças rápidas no número de crianças em idade escolar significarão que algumas regiões precisarão de mais escolas, enquanto outras poderão ter de combinar ou reduzir o número de turmas ou mesmo fechar escolas. Consequentemente, nas regiões rurais, onde a população está mais dispersa, o encerramento de uma escola pode levar a viagens mais longas até à escola mais próxima para as restantes crianças da região.

Foco no envelhecimento saudável e ativo

O Eurostat projeta também que a população com 65 anos ou mais nas regiões NUTS 3 registará um aumento de 16 milhões de pessoas entre 2020 e 2030, o que representa uma subida significativa de 18 %. Na década seguinte, é provável que este grupo registe um aumento adicional de 15 milhões de pessoas. Este aumento é alimentado por uma maior esperança de vida e por uma população mais numerosa no grupo etário dos 45 aos 64 anos. Em 2020, 125 milhões de pessoas tinham entre 45 e 64 anos, o que representa um aumento de 20 milhões em comparação com os valores registados por esse grupo etário em 2000. Por outras palavras, mais 20 milhões de pessoas completarão 65 anos nos próximos 20 anos em comparação com os 20 anos anteriores. Em 2002, a esperança de vida à nascença na UE era de 78 anos, em comparação com 81 em 2019, o que resulta em mais pessoas com 65 anos ou mais.

A projeção mostra que este grupo etário crescerá em praticamente todas as regiões NUTS 3 (ver mapa 2), diminuindo em apenas 30 de 1 169 regiões. Estas 30 regiões, principalmente na Bulgária e na Roménia, enfrentam rápidos declínios populacionais, com um crescimento natural negativo e uma emigração líquida.

Mapa 2: Variação da percentagem da população com 65 anos ou mais nas regiões NUTS 3, 2020-2030

Além disso, o crescimento da população neste grupo etário é elevado, tanto nas regiões com uma população relativamente jovem, por exemplo nas regiões irlandesas e polacas, como nas regiões com uma população relativamente idosa, por exemplo nas regiões espanholas e alemãs. As previsões de crescimento para o grupo etário dos 65 anos ou mais realçam a importância do envelhecimento ativo e saudável, para garantir que as pessoas vivam mais tempo em boa saúde e possam continuar a viver de forma independente, sendo assim possível limitar a quantidade de cuidados de saúde adicionais necessários para apoiar esta população em crescimento.

Projeções demográficas da UE revelam assimetrias crescentes entre jovens e idosos