breadcrumb.ecName

Remodelação dos espaços urbanos em Turim

  • 23 March 2016
Remodelação dos espaços urbanos em Turim

Em Itália, o programa Urban Barriera de regeneração urbana pretendia estimular a renovação no Barriera di Milano, um bairro histórico no Norte de Turim. Barriera di Milano situa-se numa zona da cidade que sempre se debateu com questões complexas e problemáticas relacionadas com a sua estrutura social e demográfica, a ausência histórica de espaços verdes e a existência de edifícios industriais aba

Em Itália, o programa Urban Barriera de regeneração urbana pretendia estimular a renovação no Barriera di Milano, um bairro histórico no Norte de Turim.

Barriera di Milano situa-se numa zona da cidade que sempre se debateu com questões complexas e problemáticas relacionadas com a sua estrutura social e demográfica, a ausência histórica de espaços verdes e a existência de edifícios industriais abandonados característicos de uma cidade «Fordista» do século XX. 

O programa de regeneração foi financiado pela cidade de Turim, pela região de Piemonte e pelo programa do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE para o período de 2007-2013. Baseou-se numa abordagem integrada a fim de lidar com os aspetos físicos, económicos e sociais, incentivando a cooperação e a interação produtiva entre todos os participantes ativos e beneficiários do processo de renovação (setores da administração pública, zonas municipais, associações, instituições, cidadãos, empresários, etc.). 

O Urban Barriera foi o último programa de regeneração a ser lançado por Turim e, desde meados da década de 1990 que tem tirado partido da vasta e considerável experiência obtida durante a aplicação de outros projetos, como «The Gate» em Porta Palazzo (1997-2001) e «Urban II» em Mirafiori Nord (2001-2007). 

Com um custo de 35 milhões de euros, o programa Urban Barriera di Milano foi concebido pela cidade de Turim, tendo recebido 20 milhões de euros da região de Piemonte através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER 2007-2013). A restante verba veio de fundos municipais ou de outros acordos com o Estado e a região para a aplicação de intervenções específicas. 

Conjugação de recursos

O Urban Barriera foi oficialmente lançado no primeiro semestre de 2011 e acabou de terminar. Durante o processo, foram planeadas trinta e quatro intervenções específicas, em que participaram a equipa técnica de Turim, partes interessadas a nível institucional e associações locais, bem como cidadãos que tiveram um papel ativo através de vários processos de planeamento e apoio social. 

O programa atuou a diversos níveis: ambiental e físico (renovação e definição de novas funções para edifícios abandonados, reestruturação de espaços públicos e zonas verdes, intervenções relacionadas com a mobilidade sustentável, etc.); económico e emprego (ações focadas no apoio às PME e aos negócios locais, formação para desempregados e jovens desempregados, etc.); sociocultural; e através de fortes atividades de comunicação e apoio social.  

A gestão do programa foi confiada à Comissão Urbana Barriera di Milano, promovida pela cidade de Turim e por alguns dos seus parceiros institucionais. A comissão coordenou atividades, implementou todos os tipos de participação e colaboração e disponibilizou as informações necessárias para garantir que toda a área beneficiaria da iniciativa de regeneração e se sentiria parte do processo.

Mais informações: