breadcrumb.ecName
pt Português

Programa Operacional "Cultura"

Descrição do programa

A União Europeia decidiu participar activamente no desenvolvimento de Portugal mediante o co-financiamento do Programa Operacional da Cultura. O programa integra-se no 3º quadro comunitário de apoio para Portugal e o seu principal objectivo é reforçar o papel da cultura como fonte de desenvolvimento e de emprego e promover o igual acesso à cultura. A participação dos Fundos estruturais ascende a 237,278 milhões de euros de um orçamento global de 327,467 milhões de euros.

Zonas elegíveis /  Contactos / Plano de financiamento

1. Prioridades de Acção

O programa articula-se em torno de 2 eixos prioritários.

Prioridade 1 : Valorizar o Património Histórico e CulturalEste eixo prioritário financiará medidas cujo objectivo é recuperar e reabilitar edifícios classificados como património histórico e revitalizar os principais museus do país. Estas medidas incluem o financiamento das obras de que os edifícios necessitam e da construção ou adaptação das instalações turísticas já existentes.

Prioridade 2 : Favorecer o Acesso a Bens CulturaisEstas medidas incluem a construção e adaptação das instalações culturais e a promoção de actividades culturais. Para aproximar a cultura das pessoas e da sociedade, a tónica será posta na difusão da informação cultural através da utilização das novas tecnologias da informação.

2. Descrição das Zonas Elegíveis

No anterior quadro comunitário de apoio (1994-1999), a Cultura foi incluída como uma subcategoria do Programa Operacional da Modernização do Tecido Económico. Os resultados obtidos ao abrigo deste programa foram estimulantes e a sua importância, especialmente em actividades ligadas ao turismo, justifica o seu estatuto actual de programa independente do terceiro quadro comunitário de apoio.

A Cultura abarca muitos sectores da economia e beneficia de um financiamento da União Europeia, tanto num nível de programação do sector como num nível de programação regional. Os financiamentos do FEDER e do estado português são muito mais abrangentes que os do programa operacional pois este programa apenas diz respeito a vários aspectos essenciais do sector e inclui as directivas e interesses estratégicos nacionais.

3. Gestão e Contactos

A Autoridade de gestão está, antes de mais, encarregue de garantir que todos os projectos estão em conformidade com as regras da UE, coordenar a implementação do programa - incluindo os aspectos financeiros - e organizar o Comité de Acompanhamento. O Comité de Acompanhamento do Programa Operacional integra os parceiros sociais e outras organizações representativas, bem como representantes da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento. Os projectos são seleccionados pela autoridade de gestão, com base nos critérios descritos nos Complementos de Programação e aprovados pelo Comité de Acompanhamento.

Informação financeira

Repartição do financiamento por eixo prioritário

Eixo prioritário Investimento da UE Contribuição Pública Nacional Total da contrapartida pública nacional
Valorizar o Património Histórico e Cultural 181.085.192,00 257.227.384,00 257.227.384,00
Favorecer o Acesso a Bens Culturais 68.023.398,00 93.900.796,00 93.900.796,00
Total 249.108.590,00 351.128.180,00 351.128.180,00