breadcrumb.ecName
pt Português

Cursos e formação técnica alargados em Bragança, Portugal

  • 29 January 2021

Com a ajuda do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Instituto Politécnico de Bragança, no nordeste de Portugal, desenvolveu um conjunto de 44 cursos técnicos superiores profissionais de curta duração destinados a responder às exigências de competências profissionais específicas e às necessidades das empresas locais.

Com os cursos técnicos superiores profissionais, formamos profissionais com uma componente muito prática, com uma ligação firme a empresas reais e às suas necessidades e problemas.

Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança

Os cursos de dois anos centram-se nas necessidades do mercado de trabalho e das empresas, aumentando substancialmente as oportunidades de emprego dos estudantes após a sua conclusão. Deste modo, o projeto contribui para eliminar as disparidades entre a oferta educativa e as necessidades de emprego do país.

Desde o seu lançamento em 2015, cerca de 71 % dos estudantes inscritos concluíram os seus cursos com aproveitamento. No espaço de seis meses após a conclusão do curso, 65 % dos estudantes tinham encontrado emprego ou iniciado um novo programa de estudos.

Um vasto leque de áreas

Dependendo da área, os 44 cursos técnicos são oferecidos pelas principais escolas superiores do instituto: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação,            Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo e Escola Superior de Saúde. Nestas instituições, os estudantes podem escolher entre um vasto leque de setores, cada um com diversos cursos.

Por exemplo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, os estudantes podem inscrever-se em cursos de automação, robótica e eletrónica industrial, construção civil e análise química e biológica. Na Escola Superior Agrária, as opções vão desde os cuidados veterinários e a proteção florestal até à educação ambiental e à produção agrícola. A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo oferece cursos de contabilidade, turismo e promoção cultural, bem como de viticultura e enologia.

Cursos certificados e acreditados a nível europeu

Cada curso representa 120 créditos do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) que têm de ser obtidos durante dois anos. Os programas curriculares incluem formação geral e científica, técnica e prática. Os estudantes que se qualificam e que concluem os cursos com aproveitamento obtêm um diploma de técnico superior profissional.

Os cursos oferecem qualificação de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações, do Quadro Nacional de Qualificações e da Classificação Internacional Normalizada da Educação.

Com a ajuda do FEDER, o Instituto Politécnico de Bragança adquiriu novos equipamentos e adaptou as salas de aula, os laboratórios e as oficinas em todas as suas instalações às exigências específicas dos cursos, devido à sua natureza técnica. Os fundos da UE ajudaram a cobrir os custos dos professores e formadores.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Cursos TesP» é de 10 000 000 EUR, com uma contribuição de 8 000 000 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Regional do Norte «NORTE 2020» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Emprego, crescimento e investimento».