breadcrumb.ecName
pt Português

Melhoria dos cuidados hospitalares privados na Madeira com o apoio de fundos da UE

  • 21 February 2020

O novo Hospital Particular da Madeira é a única clínica privada da região da Madeira com unidades de urgência e cuidados intensivos a funcionar em permanência. A nova clínica abriu portas aos doentes em maio de 2019, oferecendo cuidados pediátricos e maternos e com blocos operatórios de ponta. Um destes é um bloco operatório híbrido, com tecnologia específica para cirurgia cardiovascular e neurocirurgia. Antes, a Madeira não dispunha de uma oferta de serviços médicos tão abrangente.

A maior diferença que este projeto nos trouxe é a novidade de termos um hospital privado a funcionar 24 horas por dia. O objetivo era melhorar os cuidados de saúde a nível local.

Dr. Rodrigo Cardoso, Administrador do hospital

O hospital criou 300 novos postos de trabalho na ilha da Madeira. A instalação é uma unidade de cuidados especializados, com um centro de radiologia que possui o equipamento mais avançado da área, único até mesmo a nível nacional. Oferece uma alternativa aos cuidados de saúde públicos e proporciona tratamento a quem visita a ilha.

Melhorar os cuidados de saúde a nível local 

Com a melhoria das infraestruturas, o hospital acolhe especialistas visitantes que podem tratar os doentes no local, evitando que estes procurem tratamento no continente. Se este projeto não tivesse sido executado, os habitantes locais sofreriam atrasos consideráveis na prestação de cuidados de saúde e constrangimentos reais no acesso aos cuidados. 

Em termos de resultados de saúde, a Madeira está atrasada enquanto região: um cidadão português que resida na Madeira tem acesso a uma média de 2,5 consultas médicas por ano, um valor muito inferior à média nacional, de 4,2 consultas por ano.

Doentes do estrangeiro

O hospital recebe doentes estrangeiros que procuram cuidados fora do seu país. Este tipo de turismo clínico na ilha está numa fase muito precoce, esperando-se que cresça e traga valor acrescentado para a Madeira. Uma vez que a Madeira tem aproximadamente 260 000 habitantes, o objetivo consiste em atrair doentes do estrangeiro para exames regulares ou tratamentos. 

A ilha pretende posicionar-se como destino de referência para cuidados de saúde de alta qualidade, incluindo cirurgia estética, programas de reabilitação de doentes e planos de prevenção.

Para chegar à diáspora madeirense, que inclui quase um milhão de pessoas, o hospital privado conceberá pacotes de cuidados de saúde abrangentes dirigidos à comunidade expatriada. A unidade de cuidados maternos do hospital está a planear receber grávidas na ilha, como forma de atender às necessidades das famílias da Madeira cujos filhos seriam então, de novo, nativos da ilha.

 

 

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total do projeto «Hospital Particular da Madeira SA. – Novo estabelecimento de cuidados de saúde» é de 24 776 550 EUR, com uma contribuição de 850 000 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE através do «Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira 2014-2020» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Reforçar a competitividade das PME».