breadcrumb.ecName
pt Português

Nova unidade de saúde familiar satisfaz necessidades locais no Norte de Portugal

  • 29 January 2021

Uma nova unidade de saúde familiar (USF) na vila de Custóias, na região Norte de Portugal, está a prestar melhores serviços de saúde a cerca de 11 200 residentes locais. Construída com investimento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a nova unidade conta com uma equipa multidisciplinar constituída por seis médicos, seis enfermeiros e cinco secretários clínicos. A Unidade de Saúde Familiar de Custóias foi inaugurada em 31 de dezembro de 2019. Está situada no centro da vila, proporcionando um acesso fácil aos utentes residentes em três freguesias locais.

Os fundos europeus foram cruciais para a realização deste projeto e a alteração das infraestruturas, permitindo à nossa equipa multiprofissional prestar os cuidados adequados à nossa população.

Susana Martins, Enfermeira-chefe da USF Custóias

O espaço para a nova unidade resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos. O investimento destinou-se à remodelação e adaptação de um antigo jardim de infância.

A remodelação proporcionou à unidade de saúde um conjunto de escritórios e consultórios, incluindo:

seis consultórios médicos; seis salas de enfermagem; uma sala maternoinfantil; duas salas de tratamentos – uma para pensos e outra para injeções e exames respiratórios.

Outros equipamentos incluem um escritório para administração, casas de banho, um fraldário, armazéns, salas de espera e uma sala de reuniões maior.

A unidade está aberta ao público de segunda a sexta-feira – das 8h00 às 20h00 – e satisfaz uma necessidade antiga de melhores serviços de saúde na zona.

Custóias tem uma população de cerca de 18 000 pessoas e fica cerca de 8 km a norte do Porto, a segunda maior cidade do país.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Criação da USF Custóias» é de 225 948 EUR, com uma contribuição de 192 056 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Regional do Norte «NORTE 2020» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Inclusão social».