breadcrumb.ecName
pt Português

Agricultores e consumidores da Macaronésia beneficiam de um programa de saúde e segurança alimentar financiado pela UE

  • 30 April 2020

Um projeto transregional na Madeira, nas Canárias e nos Açores, financiado pela UE, aumentou a sensibilização sobre a saúde e segurança alimentar e sobre a agricultura sustentável, cuidando ao mesmo tempo do ambiente.

O projeto PERVEMACII procura, por um lado, formar os membros mais novos da população e os consumidores para serem mais exigentes em relação à segurança alimentar e à agricultura sustentável e, por outro, formar técnicos e agricultores para uma atividade agrícola mais responsável e sustentável.

Teresa Brito, técnica da área da agricultura e das pescas (GMR Canarias)

Os agricultores das regiões da Macaronésia que participaram no projeto receberam formação sobre a agricultura sustentável e responsável do ponto de vista ambiental, para obter culturas livres de substâncias que possam ameaçar a segurança alimentar.

Além disso, o projeto pôs em evidência a saúde dos consumidores, especialmente das crianças, através da segurança alimentar.

Três objetivos específicos

O projeto teve três objetivos específicos. Em primeiro lugar, um programa para a monitorização de pesticidas, micotoxina e resíduos de metais pesados na fruta e nos vegetais, nos cereais e no vinho.

Em segundo lugar, a transferência de experiência, conhecimento e consciência da gestão integrada de pragas para técnicos e agricultores da região da Macaronésia. Formação prática e teórica de técnicos e agricultores, mostrando-lhes, por um lado, a existência de métodos alternativos e complementares ao uso de produtos fitossanitários e, por outro, dando-lhes informações sobre um uso mais sustentável destes produtos.

Em terceiro lugar, um inquérito sobre os hábitos alimentares, a avaliação de risco por consumo e a promoção de uma dieta saudável. A população de crianças foi considerada como referência para conseguir mudanças nos hábitos alimentares. Para encorajar as crianças a ter uma dieta saudável baseada em fruta e legumes frescos, foram organizados cursos nas escolas para as ensinar a cultivar os seus próprios alimentos e fazer compostagem.

Sensibilização acrescida

O projeto foi bem recebido em todas as regiões que participaram. A saúde e a segurança dos agricultores e consumidores despertaram o interesse das autoridades locais em cada região. O projeto aumentou a sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável para conseguir uma sociedade saudável.

A formação realizada junto dos agricultores torná-los-á profissionais que compreendem melhor os benefícios e as consequências das suas ações, tanto nas suas culturas como no ambiente.

Os agricultores tomaram conhecimento do uso inapropriado de alguns produtos em algumas culturas. Agora conhecem os tipos de pragas que podem afetar as suas culturas e como controlá-las de forma sustentável, para salvaguardar a saúde dos consumidores.

Os formadores e os pais podem agora ensinar às crianças a importância de uma dieta saudável para o seu desenvolvimento.

O projeto é exportável devido à importância do seu objetivo: garantir a saúde e a segurança alimentar da população.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «PERVEMACII: Um projeto dedicado à saúde e à segurança alimentar na Macaronésia» é de 1 934 186 EUR, com uma contribuição de 1 644 067 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do «Programa de Cooperação Territorial Interreg V-A Espanha-Portugal MAC 2014-2020» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se no âmbito da prioridade «Conservação e proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos».