breadcrumb.ecName
pt Português

Transportes ecológicos conquistam corações e mentes na Madeira

  • 21 May 2010

Os residentes e visitantes no Funchal, Madeira, têm padrões de exigência rigorosos em todos os aspectos, desde o alojamento de elevada qualidade a uma gama tantalizante de lojas, restaurantes e bares a preços competitivos e tudo, preferencialmente, num ambiente natural intacto. A necessidade de associar um ambiente de elevada qualidade a infra-estruturas comerciais modernas e em voga torna a Madeira no local perfeito para os transportes públicos ecológicos. Agora, todos podem desfrutar de uma modernização a nível dos transportes no centro da cidade, onde a mais recente ecotecnologia em matéria de autocarros está a melhorar a qualidade do ar e os níveis de congestionamento, com um serviço confortável, silencioso e de fácil utilização.

Estes autocarros de fácil utilização são um sinal visível das novas tecnologias ao serviço do comércio e das empresas estabelecidas.

Vanda Franca, Administração Regional da Madeira.

As administrações regionais e locais trabalharam em conjunto na concretização deste projecto. Graças à chegada das tecnologias limpas ao centro da cidade, as diferenças que existiam entre a qualidade de vida nas zonas urbanas e rurais são cada vez menores. Hoje em dia, os residentes e visitantes no Funchal desfrutam de todas as vantagens da vida citadina num ambiente mais limpo.

Benefícios para as empresas e o turismo

Circular no centro do Funchal é rápido e fácil com o serviço frequente disponibilizado pelos autocarros eléctricos. Os residentes locais e os turistas podem contar com esses autocarros entre as 8:00 e as 20:00, 6 dias por semana, e desfrutar de uma viagem confortável e silenciosa que passa convenientemente por quase todos os parques de estacionamento do centro. Os amplos benefícios resultam de uma estratégia de transportes a longo prazo adoptada pelas autoridades da cidade, com início na década de 80, mas actualizada mais recentemente para incluir as tecnologias mais ecológicas.

As empresas e o turismo insulares beneficiam de igual modo; a cidade está acessível a todos e a publicidade turística recorre cada vez mais aos autocarros para apresentar uma imagem apelativa da ilha. Oferecem acesso fácil a pessoas com deficiência, através de um piso rebaixado e de uma zona reservada a cadeiras de rodas. Os autocarros contribuem para o descongestionamento do tráfego e todos apreciam o seu contributo para um ar mais puro no centro da cidade.

Corresponder às expectativas ecológicas

Mesmo tendo em consideração a produção de energia, os autocarros eléctricos do Funchal lideram no domínio dos transportes de baixo carbono. O seu sucesso resulta do desempenho das denominadas baterias «Zebra» que possibilitam um dia completo de utilização entre carregamentos. O Funchal é a segunda cidade europeia, após Lucca em Itália, a incluir esta tecnologia na sua rede de transportes públicos.

Ao passo que algumas tecnologias ecológicas apresentam lacunas em termos de utilização prática, os quatro autocarros eléctricos do Funchal oferecem um bom desempenho a todos os níveis. Conseguem atingir uma velocidade de 33 km/h, o que é mais do que suficiente para viagens no centro da cidade, e têm capacidade para 22 passageiros. Em suma, é um óptimo exemplo de cidade ecológica no século XXI.