breadcrumb.ecName
pt Português

Art on Chairs: Estimular o crescimento através do design inovador

  • 30 January 2014

Um projeto de design criativo ajudou a dar um novo impulso a um setor da economia regional portuguesa há muito estabelecido.

O projeto Art on Chairs procura combinar arte, design e criatividade com a promoção de um setor (do mobiliário) que é essencial para o desenvolvimento social, económico e cultural de Paredes e do norte de Portugal, através de um conjunto estruturado de iniciativas de natureza artística e criativa. Por que foi escolhida a cadeira? Porque é um objeto familiar no nosso dia a dia e um ícone recorrente na arte e no design ao longo da história. Em Paredes, a cadeira também é o principal símbolo da sua indústria mais representativa.

Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Região Norte de Portugal

Há muitos anos que a indústria do mobiliário tem sido uma das atividades industriais mais importantes na cidade nortenha portuguesa de Paredes. A cidade possui a mais elevada concentração de fábricas de cadeiras da Europa e representa 65 % da produção de mobiliário nacional. Embora a indústria fosse altamente produtiva, a sua imagem era antiquada e conservadora. O projeto Art on Chairs (Arte nas Cadeiras) foi concebido com o objetivo de capitalizar os conhecimentos ao nível da construção de mobiliário da região e estimular a criatividade na indústria.

O projeto culminou numa exposição internacional realizada em Paredes que tinha o objetivo de ser o maior evento relacionado com cadeiras, arte e design alguma vez realizado a nível mundial.

A cadeira foi escolhida como um emblema para o projeto por ser um objeto do dia a dia, mas também um ícone da indústria do mobiliário. Além da exposição internacional, o projeto Art on Chairs também incluiu uma grande variedade de atividades relacionadas concebidas para impulsionar a criatividade no setor de fabrico de mobiliário e estimular a cooperação entre designers de mobiliário individuais e pequenas e médias empresas de produção.

Exposições e concursos

Como parte do projeto, foram organizadas nove exposições separadas, além de outros eventos, tais como workshops, concertos, visitas guiadas, apresentações de livros e quatro concursos de design. O Art on Chairs International Design Competition (Concurso Internacional de Design Art on Chairs) recebeu 449 candidaturas de 37 países e fez com que a indústria do mobiliário local criasse o protótipo de nove entradas vencedoras. Os projetos vencedores foram selecionados por um júri internacional e alguns dos protótipos foram produzidos comercialmente.

or outro lado, o concurso internacional More Design, More Industry (Mais Design, Mais Indústria) atribuiu bolsas a nove designers portugueses e estrangeiros para programas de estágio em empresas de mobiliário locais.

Outro concurso de elevado perfil consistiu em diálogos entre designers e celebridades, tais como o futebolista Cristiano Ronaldo, o treinador de futebol José Mourinho e o empresário Luciano Benetton. O resultado consistiu na conceção de onze cadeiras que refletiram a herança cultural e a experiência de vida das celebridades. Em associação com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, as cadeiras foram leiloadas, tendo sido angariado um valor de 112 000 euros, que, por sua vez, foi utilizado para apoiar projetos educativos em África. A participação das celebridades atraiu a atenção dos meios de comunicação internacionais e criou uma grande agitação em torno do projeto.

Transferir conhecimento e especialização

O projeto Art on Chairs envolveu toda a comunidade, desde câmaras de comércio a empresas, autoridades municipais, universidades e escolas. A vertente educacional do projeto foi concebida para estimular o interesse no design de mobiliário junto dos estudantes e, possivelmente, da próxima geração de fabricantes de mobiliário. O projeto também visou transferir conhecimento e especialização das universidades locais para a indústria do mobiliário.

o total, 136 produtos de mobiliário foram concebidos ao longo do projeto. A publicidade dada aos vários eventos do projeto e os debates que estes geraram dentro da comunidade ajudaram a mudar comportamentos dentro da indústria do mobiliário e deu origem ao lançamento com êxito de vários produtos de mobiliário novos, alguns dos quais estão a ser exportados internacionalmente. Muitos dos novos produtos são cadeiras de design a preços de luxo, mas também estão em produção novas linhas de mobiliário.

Estiveram envolvidas trinta e oito pequenas e médias empresas na região de forma ativa no projeto e 75 manifestaram o interesse em estar envolvidas na edição de 2014 do projeto. Estiveram envolvidos setenta e sete designers no projeto, 54 000 visitantes e participantes realizaram atividades do projeto e 3 000 estudantes de universidades e escolas locais participaram em workshops e atividades relacionadas.

Financiamento total e da UE

O investimento total para o projeto «Art on Chairs» foi de 1 095 535 euros, tendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE contribuído com 931 205 euros do Programa Operacional «Norte» 2007-2013.