Logótipo da Comissão Europeia

NEWSLETTER

Nº 145, 22 de Janeiro de 2015

Saúde na UE

O seu portal para informações fidedignas sobre a saúde pública

Saúde mundial: Pensar a nível mundial, agir a nível local. Mas o que fazer a nível da UE?

Andrzej Rys, Diretor da Direção «Sistemas e produtos de saúde», Direção-Geral da Saúde

Andrzej Rys, Diretor da Direção «Sistemas e produtos de saúde», Direção-Geral da Saúde

Na sua comunicação de 2010 sobre a saúde mundial, a Comissão afirmava que os objetivos a atingir deviam ser a melhoria da saúde, a redução das desigualdades e a proteção contra as ameaças à saúde a nível mundial. Este tema foi tratado sob várias perspetivas, nomeadamente na ótica do desenvolvimento, do comércio, da segurança, dos direitos humanos e da governação. Mas que papel desempenham neste contexto as políticas e os instrumentos da UE?

A UE é uma defensora acérrima de uma boa governação e de uma abordagem multilateral da saúde mundial, considerandoque a OMS deve assumir a liderança mundial no que s [...]

Neste número

Notícias da UE » 
Comunicados de imprensa da UE » 
Ecos da Europa » 
Novas publicações » 
Próximos eventos » 
  Assinatura
  Números anteriores
  Sugerir notícias e eventos
  Recomendar

Veja este número na íntegra  »

Igualmente em destaque

Projectos do programa de saúde pública »

ECHEMNET — Rede europeia de emergências químicas

EpiSouth +

SHIPSAN

AIRSAN

REACT — Resposta a doenças infeciosas emergentes: avaliação e desenvolvimento de capacidades e ferramentas fundamentais

Exercícios de garantia da qualidade e colaboração na deteção de agentes patogénicos altamente infeciosos

 
 

Notícias da UE 

Lançamento de uma consulta pública sobre o parecer preliminar relativo à biologia sintética II: metodologias de avaliação de riscos e aspetos relacionados com a segurança  »

O presente parecer examina as implicações dos eventuais desenvolvimentos da biologia sintética na saúde humana e animal e no ambiente. Procura ainda determinar se as práticas de avaliação de riscos para a saúde e para o ambiente existentes na UE são adequadas para a biologia sintética.

Estudo da Comissão analisa a forma como as escolhas dos doentes são influenciadas pela disponibilidade de informações  »

Este estudo da Comissão examina a forma como a disponibilidade de informações influencia as escolhas dos doentes em relação aos cuidados de saúde noutro país da UE, no contexto da diretiva adotada em 2011.

Comunicados de imprensa da UE 

Privacidade e segurança: dois elementos imprescindíveis para incentivar os cuidados de saúde móvel  »

Segundo os resultados de uma consulta pública divulgados hoje pela Comissão Europeia, a existência de ferramentas eficazes de proteção da privacidade e da segurança (como a cifragem de dados) são essenciais para incentivar os cuidados de saúde móvel (mHealth) na Europa.

Ecos da Europa 

A partir de 1 de janeiro de 2015, passa a ser obrigatório na Alemanha, como prova do direito a assistência médica e dental, um novo cartão de saúde eletrónico  [Alemanha]  »

A emissão de cartões de saúde eletrónicos visa facilitar e proteger os dados médicos pessoais necessários para eventuais tratamentos, bem como melhorar a qualidade dos cuidados, reforçar o papel dos doentes e reduzir custos. Além disso, estes cartões provam o direito à cobertura das prestações de saúde.

Novo guia para pais com conselhos sobre a forma de ajudar as crianças a evitar problemas de peso e a obesidade  [Itália]  »

Embora a obesidade seja um importante fator de risco para a saúde em qualquer idade, é especialmente importante que as crianças tenham um peso considerado saudável, a fim de evitar a diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares, a hipertensão e até mesmo o cancro numa idade mais avançada.

Novas publicações 

Novo estudo sobre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem ao longo da vida para os profissionais da saúde na UE  »

O presente estudo, financiado ao abrigo do Programa de Saúde da UE, inclui uma análise e um levantamento únicos do desenvolvimento profissional contínuo e da aprendizagem ao longo da vida para médicos, enfermeiros, dentistas, parteiras e farmacêuticos nos 28 países da UE e nos países da EFTA.

Síntese e relatório final: Identificação de boas práticas no quadro de ações sobre o tabagismo para reduzir as desigualdades em matéria de saúde  »

Muitos dos riscos para a saúde são mais frequentes entre os grupos socioeconómicos mais desfavorecidos, o que causa grandes desigualdades em matéria de saúde. Este estudo descreve o impacto das políticas de luta contra o tabagismos nos grupos sociodemográficos na Europa.

Próximos eventos 

Conferência no quadro da presidência letã sobre «Estilos de vida saudáveis: alimentação e atividade física para as crianças e os adolescentes nas escolas» (Riga, 23 e 24 de fevereiro  »

Esta conferência, que contou com o apoio do Programa de Saúde Pública da UE, visa avaliar e facilitar a implementação de documentos estratégicos sobre nutrição e atividade física nos países da UE, a fim de reduzir a obesidade infantil e promover estilos de vida saudáveis.

No próximo número

Health Systems

Este boletim está disponível em 23 línguas oficiais da UE
http://ec.europa.eu/health/newsletter

Não responda a esta mensagem. As mensagens enviadas para este endereço eletrónico não serão lidas.

Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui