Statistics Explained

Conceito estatístico – Correção das variações sazonais

Logo wide.png

Este artigo faz parte de Statistics 4 beginners, uma secção de Statistics Explained onde são explicados, de um modo simples, indicadores e conceitos estatísticos, para tornar o mundo das estatísticas mais acessível aos estudantes, assim como a todas as pessoas que se interessam por estatísticas.

Um dos principais objetivos das estatísticas é ilustrar as evoluções, variações e tendências ao longo do tempo, de modo a permitir comparações. Se se quiser comparar dados relativos a dois períodos diferentes (por exemplo, dois meses diferentes), os resultados não serão necessariamente comparáveis em absoluto, devido a certos fenómenos, como uma diferença entre o número de dias úteis ou a ocorrência de acontecimentos atípicos. Por isso, os dados devem ser ajustados, de modo a mostrarem a evolução – ou tendência – real, “não enviesada”. A correção das variações sazonais é uma técnica estatística que permite estimar o efeito de fenómenos sazonais e, depois, suprimi-lo das séries cronológicas.

Por exemplo, as vendas das empresas aumentam geralmente no período do Natal. Por isso, se se comparar, por exemplo, o mês de dezembro com o de julho, é provável que o valor das vendas no mês de dezembro, na maior parte dos setores, seja mais elevado do que no mês de julho, pois é influenciado pelo efeito sazonal do Natal. Para se poder comparar as vendas detalhadamente, sem se fazer sentir a influência das vendas de Natal, os dados devem ser corrigidos das variações de sazonalidade.

Mais informação