RegioStars Awards

The objective of the RegioStars Awards is to identify good practices in regional development and to highlight original and innovative projects which could be attractive and inspiring to other regions.

Outras ferramentas

  •  
  • Reduzir texto  
  • Ampliar texto  

Notícias

Esta noite, os mais inspiradores projetos de inovação apoiados pelos fundos da política de coesão da Europa são distinguidos na cerimónia de entrega dos RegioStars Awards 2015. A Comissária da UE para a Política Regional, Corina Creţu e o presidente do júri RegioStars, o eurodeputado Lambert van Nistelrooij anunciarão os projetos vencedores, selecionados de entre os 17 finalistas, nas seguintes categorias:

  • Crescimento inteligente — Explorar plenamente o potencial de crescimento das PME para uma economia digital;

  • Crescimento sustentável — Mobilizar os investimentos em eficiência energética em prol dos cidadãos e da sociedade;

  • Crescimento inclusivo — Integrar na sociedade as pessoas em risco de exclusão social;

  • Citystars — Transformar as cidades para enfrentarem os desafios do futuro.

Nos vencedores, incluem-se um projeto entre Västsverige (Suécia) e Midtjylland (Dinamarca), um projeto na Andaluzia (Espanha), um na Apúlia (Itália), e um projeto transfronteiriço entre a Galiza (Espanha) e o Norte de Portugal.

Em declarações anteriores ao evento, a Comissária Corina Creţu declarou: «Espero que as regiões e cidades da Europa se inspirem nos vencedores desta noite. Estes projetos são exemplos de apoio às PME, eficiência energética, inclusão social e desenvolvimento urbano. Gostaria de ver muitos projetos bem sucedidos como estes nos próximos anos; não devemos esquecer que a nossa política será avaliada com base na capacidade de gerar crescimento e criar emprego.»

Marianne Thyssen, Comissária da UE para o Emprego, os Assuntos Sociais, as Competências e a Mobilidade dos Trabalhadores, afirmou: «Desejo felicitar os projetos vencedores. Os prémios RegioStar mostram que a integração social de pessoas em risco de exclusão está na vanguarda da estratégia de crescimento inclusivo. Mostra igualmente que o Fundo Social Europeu é um instrumento fundamental para ajudar as pessoas a aceder a um emprego ou a vencer situações de pobreza e exclusão social. Espero que possamos ver mais exemplos de boas práticas no futuro.» 

Nesta 8.ª edição dos RegioStars, a Comissão Europeia recebeu 143 candidaturas que foram avaliadas por um júri profissional independente, à luz de quatro critérios: inovação, impacto, sustentabilidade e parceria.

Os prémios de 2015 surgem num momento crucial, dado que os Estados-Membros já adotaram a maioria dos programas operacionais. Com um orçamento de 351,8 mil milhões de euros para um total de 387 programas no período de 2014-2020, a política de coesão é uma das principais políticas de investimento da UE.

A cerimónia de entrega dos prémios RegioStars 2015 tem lugar no «BOZAR», em Bruxelas, no contexto dos OPEN DAYS de 2015.

Os vencedores de 2015 são: 

CRESCIMENTO INTELIGENTE: Explorar plenamente o potencial de crescimento das PME para uma economia digital

- "Scandinavian Game Developers" – Midtjylland (DK) e Västsverige (SE)

Este projeto oferece aconselhamento e formação a jovens empresários da indústria do jogo digital escandinavos e ajuda-os a criar empresas viáveis num ambiente altamente competitivo para as empresas. A incubadora de empresas Grenå (Dinamarca) utiliza um modelo empresarial desenvolvido em parceria com a universidade sueca de Skövde e registou a criação de 22 novas pequenas empresas, que empregam atualmente 67 pessoas. 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Mobilizar os investimentos em eficiência energética em prol dos cidadãos e da sociedade

- PICSA – Andaluzia (Espanha)

O programa de construção sustentável na Andaluzia investiu na renovação energética dos edifícios e na reabilitação de zonas urbanas, aumentando a competitividade do setor da construção e a criação de empregos qualificados. Não só tornou o setor da construção da região mais ecológico como contribuiu para criar empregos, e um dos seus objetivos principais é também sensibilizar o público para a importância da eficiência energética e da construção sustentável. O projeto alcançou uma poupança de energia de 26 000 toneladas/ano, evitou 62 000 milhões de toneladas de emissões de CO2 e deverá criar milhares de postos de trabalho nos próximos anos. 

CRESCIMENTO INCLUSIVO: Integrar na sociedade as pessoas em risco de exclusão social

- "Diritti a scuola" – Apúlia (Itália)

Com base numa abordagem mista de educação e cuidados sociais, este projeto reduziu significativamente o abandono escolar precoce que se verificava na região. O projeto forneceu aconselhamento, orientação escolar e mediação intercultural, beneficiando tanto os estudantes como as suas famílias. A percentagem de estudantes de 15 anos com limitada capacidade de leitura foi reduzida para 16,7 % em 2012, abaixo da meta nacional de 20 %. Ao mesmo tempo, a taxa de abandono escolar precoce diminuiu de 30,3 %, em 2003, para 19,9 %, em 2013. No total, mais de 50 000 estudantes e 10 000 famílias beneficiaram do programa que lhes conferiu uma nova oportunidade de um melhor futuro. 

«Citystar» — Transformar as cidades para enfrentarem os desafios do futuro

"Eurocity of Chaves-Verin" Galiza (Espanha) e Norte de Portugal (Portugal)

As cidades de Chaves e Verín uniram esforços para criar uma eurocidade através de uma oferta comum de serviços e instalações municipais, incluindo ações conjuntas culturais, comerciais, desportivas, de lazer, e ligadas ao turismo e à promoção do espírito empresarial. O projeto demonstra que a integração institucional, económica, social e cultural das duas cidades transfronteiriças é possível e gera benefícios reais em termos de redução dos custos, uma maior eficiência e uma oferta mais diversificada nos serviços municipais para os seus cidadãos.

Mais informações:

Mais notícias

RegioStars Awards 2016

The objective of the RegioStars Awards is to identify good practices in regional development and to highlight original and innovative projects which could be attractive and inspiring to other regions.

After being selected by an independent jury, representatives from the finalist projects will be invited to attend the Award Ceremony and receive a certificate and a medal. They will also be included in a brochure, published by the European Commission, as well as in the online database of best practices on the Inforegio website.

This year's RegioStars award ceremony will take place on Tuesday, October 11, during the 2016 European Week of Regions and Cities.

The winners in each category will receive a RegioStars trophy and a certificate presented by European Commissioner for Regional Policy, Corina Creţu, and the President of the RegioStars jury. For each winner a short video is also produced which will be published online followed by a promotional campaign on social media.

Applications can be sent by the regional or local Managing Authority, or by the project manager, but with the endorsement of the responsible Managing Authority.

If you have any other questions contact us at regiostars2016@iservice-europa.eu.

Social Media

To help you prepare your application, we provide the application form in Word format.
However, as of this year, applications can no longer be sent in a Word document, but have to be submitted directly via the online form on the RegioStars platform.

Apply Here

Applicants Guide PDF  de en  fr

Applicants Form DOC de en fr

The information should preferably be provided in English, but can also be submitted in French or German if necessary.

Award categories

The Award Categories for 2016 are:

  1. SMART GROWTH: Emerging opportunities in the global economy
  2. SUSTAINABLE GROWTH: Circular Economy
  3. INCLUSIVE GROWTH: Integrated living – building inclusive and non-segregated communities
  4. CITYSTAR: Innovative solutions for sustainable urban development
  5. EFFECTIVE MANAGEMENT: Making a difference by managing differently

Arquivos