breadcrumb.ecName

Revitalização da Baixa de Gdańsk

  • 18 January 2017
Revitalização da Baixa de Gdańsk

A revitalização da Baixa de Gdańsk, uma zona histórica da cidade, envolveu investimentos em infraestruturas e no tecido social, bem como atividades sociais e culturais destinadas a combater problemas específicos nesta área. Todas as operações realizadas tiveram por objetivo lutar contra a exclusão social, sendo algumas atividades centradas mais especificamente nas crianças e nos jovens de famílias desfavorecidas e outras diret

A revitalização da Baixa de Gdańsk, uma zona histórica da cidade, envolveu investimentos em infraestruturas e no tecido social, bem como atividades sociais e culturais destinadas a combater problemas específicos nesta área.

Todas as operações realizadas tiveram por objetivo lutar contra a exclusão social, sendo algumas atividades centradas mais especificamente nas crianças e nos jovens de famílias desfavorecidas e outras diretamente nos pais.

Houve uma integração dos cidadãos locais no projeto logo desde uma fase inicial com vista à satisfação das suas necessidades, sendo criada uma parceria a vários níveis pelo Município de Gdańsk com organizações locais como o Centro de Arte Contemporânea Łaźnia, que intensificou o seu trabalho no domínio cultural, combinado com atividades sociais destinadas a encorajar a participação ativa dos residentes.

Ao longo do projeto, 33 instalações foram sujeitas a esforços de revitalização, tendo sido renovada uma área total de 22 564 m². Contaram-se 210 programas de inclusão social nos quais participaram 9 463 pessoas e foram criados cinco novos postos de trabalho num jardim-de-infância da cidade.

Este projeto foi o vencedor do Prémio RegioStars 2016 na categoria «CityStar».