Este sítio foi arquivado em 02/02/2015
02/02/2015

Percurso de navegação

This website is no longer being updated.

Please visit the new Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs website.

Brinquedos

Existem cerca de 80 milhões de crianças menores de 14 anos na UE, e cerca de 2 000 empresas que empregam mais de 100 000 trabalhadores directamente no sector dos brinquedos e dos jogos, a maioria das quais são pequenas e médias empresas (PMEs).

Os brinquedos e os jogos são ferramentas vitais para o desenvolvimento das crianças. Enquanto os fabricantes são responsáveis pela segurança dos seus produtos, os importadores, os organismos notificados English (en) e as autoridades nacionais todos têm um papel a desempenhar para garantir que os brinquedos vendidos nas lojas europeias cumprem todos os requisitos de segurança.

Garantir que os requisitos e normas de segurança acompanham as últimas tendências no sector dos brinquedos é crucial, especialmente porque estão constantemente a ser desenvolvidos novos materiais e processos de fabrico.

O mercado interno para os brinquedos tem contribuído de forma positiva para o desenvolvimento do sector e para a protecção do consumidor, ao harmonizar as características de segurança dos brinquedos em toda a UE. A nova Directiva relativa à Segurança dos Brinquedos English (en) reforça as disposições sobre a aplicação e novos requisitos de segurança, garantindo que as crianças continuam a beneficiar dos mais elevados níveis de protecção.

A nova Directiva melhora as regras existentes para a comercialização de brinquedos produzidos ou importados para a UE, com vista a reduzir os acidentes relacionados com brinquedos e alcançar benefícios de saúde a longo-prazo.

Actualmente, os principais parceiros comerciais da Europa continuam a ser os EUA para as exportações e o Extremo Oriente para as importações. Uma das principais oportunidades para a indústria europeia dos brinquedos é o potencial de exportação de produtos europeus de elevada qualidade, que a Comissão apoia através da melhoria das condições de acesso ao mercado nos países terceiros.

European Toy Safety Campaign

Em foco

  • Guidance to toy safety legislation English (en)
  • Legislation: Toy Safety Directives English (en)
  • Ensuring toy safety for our children English (en)
  • Reference documents Deutsch (de)English (en)français (fr)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página