1. Para que servem?
Os coletes de salvação destinam-se a mantê-lo/a a flutuar na água. Colocam o náufrago automaticamente com a cara para cima, mantendo a boca e as narinas fora da água, a fim de evitar o risco de afogamento. Isto é particularmente importante no caso de, por qualquer motivo, estar inconsciente quando cair na água.
Lembre-se: Os coletes não são concebidos para o/a manter quente. Se houver risco de queda em água fria, usar vestuário de proteção/quente.
2. Que tipos estão disponíveis?
Existem muitos tipos diferentes de coletes de salvação, cada um dos quais é adequado a uma determinada situação. Seja qual for o tipo que utilizar, deve obedecer a normas nacionais ou à norma europeia.
Dois exemplos são:
Coletes de salvação com uma câmara pneumática
Colete de nylon revestido de poliuretano que infla automaticamente no prazo de quatro segundos após a imersão em água. Pode também ser inflado à mão puxando por um cordão que lhe está fixado. Integra um tubo bucal por onde se pode insuflá-lo consoante a necessidade, um apito e um arco para o puxar. É munido de fitas de nylon e de uma fivela que o fixa ao utilizador.
Pode ser-lhe fixada uma luz de segurança, se se pretender (ver infra). Tem uma cobertura que é permanentemente fixada à parte do pescoço. Esta unidade luminosa é concebida para se ativar automaticamente sempre que a bateria é imersa em água salgada (também funciona com água doce, mas de forma menos eficaz). A luz é visível até 1,2 km (ou mais de 3 km se equipada com uma lâmpada LED de grande intensidade luminosa) e funcionará durante um período mínimo de 8 horas, dependendo do tipo de lâmpada e de pilha com que estiver equipada.
Coletes de salvação com duas câmaras pneumáticas
Colete de nylon revestido de poliuretano com duas cabeças operacionais, que são automaticamente ativadas na água, inflando o colete no prazo de quatro segundos. Inclui tubos bucais, um apito e uma cinta para levantar o colete e está equipado com um sistema de segurança hidroativado.
3. Como posso utilizá-los?
Coletes de salvação: Todos os coletes de salvação são concebidos para funcionar automaticamente quando se cai na água. Os coletes com uma única câmara também podem ser insuflados manualmente puxando o cordão que lhes está fixado. Ambos os tipos de colete estão equipados com tubos bucais para permitir a sua insuflação oral.
Luz de segurança dos coletes de salvação: A luz de segurança é uma unidade de bateria estanque hidroativada. A lâmpada é posta a funcionar quando um cordão é puxado para remover os selos e as células de funcionamento ficam imersas em água.
4. Quando devo usar um colete de salvação?
Todas as pessoas que trabalham perto da água devem usar um colete de salvação — a sua avaliação dos riscos em matéria de saúde e segurança determinará quais o casos em que tal é necessário.
Recomenda-se que as pessoas que trabalham em pequenas embarcações e outros navios usem permanentemente um colete de salvação de duas câmaras — assim como quem tiver de viajar numa embarcação de qualquer tipo, por exemplo, como passageiro num barco piloto para acostar a navios ancorados. Deve usar uma luz de segurança com o colete de salvação sempre que a visibilidade seja suscetível de ser fraca.
5. O que fazer com eles após a utilização?
Coletes de salvação: Logo que possível, após a utilização, esvaziar o colete de salvação e prepará-lo para o utilizador seguinte. Seguir as instruções do fabricante, a fim de garantir que procede de forma correta.
Luzes de segurança dos coletes de salvação: Deverá substituir as unidades de bateria das luzes de segurança após a respetiva ativação por imersão em água, ou no caso de os selos se terem quebrado por qualquer outra razão.
6. Como fazer a sua manutenção?
Os coletes de salvação devem ser guardados em local seco quando não estiverem a ser utilizados. Caso a superfície exterior se molhe, seguir as instruções do fabricante, remover o dispositivo de insuflagem automática (se necessário) e pendurar o colete até secar.
Todos os coletes devem ser inspecionados e mantidos em conformidade com as instruções do fabricante. A título de orientação de caráter geral:
- Mensalmente, remover o colete da sua cobertura e proceder à sua inspeção visual em busca de sinais evidentes de danos. Garantir que todas as partes estão limpas e secas antes de voltar a embalar;
- Semestralmente, proceder a uma inspeção mais exaustiva em busca de deterioração ou danos e garantir que as válvulas ainda se encontram em boas condições; e
- Todos os anos o colete deve ser remetido ao fornecedor para uma vistoria completa.
Deve existir um registo de todas as inspeções.
As
luzes de segurança dos coletes de salvação, se não foram utilizadas, não devem necessitar de manutenção e podem ser armazenadas durante um período de tempo indefinido.