Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

united kingdom

Emergência

Ligue para o 999 ou o 112

Serviço 111 do serviço nacional de saúde do Reino Unido (NHS)

 

Utilizar um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) no Reino Unido

O que tem de fazer

Se visitar o Reino Unido a partir de um país da UE e adoecer ou tiver uma urgência médica durante a sua estada temporária em Inglaterra, pode utilizar um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) válido emitido pelo seu país de origem para aceder aos cuidados de saúde.

Se for elegível para utilizar o seu CESD no Reino Unido, terá de o trazer consigo.

O CESD não é uma alternativa a um seguro de viagem. Não cobrirá quaisquer cuidados médicos privados, tratamentos programados, voos de repatriamento ou a perda ou roubo de bens. Recomendamos que tenha também um seguro de viagem ou de saúde que cubra a duração da sua viagem.

Cuidados de saúde de urgência em Inglaterra

Esta informação diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde em Inglaterra.

A forma como tem acesso a cuidados de saúde na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte pode ser diferente da de Inglaterra.

O NHS administra um sistema de cuidados de saúde baseado na residência. Isto significa que as pessoas que visitam a Inglaterra podem ter de pagar os cuidados de saúde do NHS com base na sua situação pessoal.

Alguns serviços, tais como urgências (A&E) e consultas de clínica geral (GP), são gratuitos para todos.

Os tratamentos urgentes ou que não podem ser adiados em segurança até o visitante regressar ao país de origem serão sempre feitos, sendo a questão do pagamento resolvida mais tarde. Só um médico pode decidir se o seu tratamento é urgente ou imediatamente necessário.


Cobertura e despesas médicas

Médicos de clínica geral (GP)

Dentistas

  • Todos os tratamentos dentários necessários do ponto de vista clínico são prestados no âmbito do NHS mediante o pagamento de uma taxa fixa não reembolsável. Encontrar um dentista perto de si.

Tratamento hospitalar (NHS)

  • Com exceção dos tratamentos urgentes, precisa de uma credencial do seu médico de clínica geral (GP), de um dentista ou de um oftalmologista para receber cuidados hospitalares. A maioria dos cuidados prestados nos hospitais do NHS são gratuitos para os titulares de um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) válido. Encontrar um hospital perto de si.
  • Enquanto visitante na posse de um cartão válido, pode beneficiar gratuitamente de todos os cuidados médicos clinicamente necessários no sistema público. O cartão não cobre tratamentos programados.

Receitas médicas

Ambulância

  • O transporte em ambulância necessário é gratuito.

Reembolsos

  • Regra geral, a assistência médica é gratuita no Reino Unido, pelo que não existe qualquer sistema de reembolsos.
  • Nos casos em que se aplicam taxas fixas, como no caso dos dentistas do NHS ou dos medicamentos sujeitos a receita médica, estas não são reembolsáveis no Reino Unido.
  • Se tiver de pagar os cuidados médicos recebidos, solicite o reembolso dessas despesas junto da sua caixa de doença ou do seu prestador de seguro de saúde nacional quando regressar.

Contribuição do utente


Diálise/oxigénio/quimioterapia


Onde é o cartão aceite?

 

Cobertura para os residentes no Reino Unido que visitam a UE

Se visitar um Estado-Membro da UE a partir do Reino Unido, pode utilizar um Cartão Mundial de Seguro de Doença do Reino Unido (UK Global Health Insurance Card — UK GHIC) ou um Cartão Europeu de Seguro de Doença do Reino Unido (UK European Health Insurance Card — UK EHIC) para aceder a um tratamento médico necessário.

Diferenças entre os cartões disponíveis

Existem 2 tipos de cobertura disponíveis para as pessoas seguradas pelo Reino Unido. Pode pedir:

  • um Cartão Mundial de Seguro de Doença do Reino Unido
  • um Cartão Europeu de Seguro de Doença do Reino Unido, se tiver direitos ao abrigo do Acordo de Saída

Para a maioria das pessoas, o Cartão Mundial de Seguro de Saúde do Reino Unido substitui o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) válido quando se trata de novos pedidos.

Mais informações sobre como pedir um CESD ou um GHIC

Como utilizar o seu cartão

Quando visitar um país da UE, pode utilizar o seu cartão para aceder aos cuidados médicos necessários prestados pelo sistema de saúde público.

Os cuidados de saúde necessários do ponto de vista médico são cuidados de saúde que não podem esperar razoavelmente até regressar ao Reino Unido. A questão de saber se o tratamento é necessário é decidida pelo prestador de cuidados de saúde do país que está a visitar.

Mais informações sobre os países onde o seu cartão é válido

Se tiver um CESD válido

Se tiver um CESD válido que tenha sido emitido antes de o Reino Unido sair da UE, o mesmo permanecerá válido até à data de validade indicada no cartão. Pode pedir um cartão novo até 6 meses antes de o seu cartão atual caducar.

Se estiver no estrangeiro e não tiver consigo o seu cartão

Pode obter um Certificado Provisório de Substituição (CPS) para comprovar o seu direito aos cuidados de saúde necessários do ponto de vista médico se viajar para a Europa sem o seu antigo CESD, UK GHIC ou novo UK EHIC e necessitar de tratamento durante a sua visita.

O CPS dar-lhe-á a mesma cobertura que um CESD, UK GHIC ou novo UK EHIC até regressar.

Para pedir um CPS, contacte o Serviço de Cuidados de Saúde no Estrangeiro do NHS.


Extravio ou roubo do cartão

Contactos para os titulares de CESD emitidos no Reino Unido que se encontrem no estrangeiro e precisem de tratamento médico.

Serviços de Cuidados de Saúde no Estrangeiro:
Tel.: 0191 218 1999 (a partir do Reino Unido)
+44 191 218 1999 (a partir do estrangeiro)

Solicitar a substituição de um cartão extraviado ou roubado após o regresso ao Reino Unido.

Nenhumas notícias nos últimos seis meses.

Partilhar esta página