Prémios REGIOStars

Os prémios REGIOSTARS são um concurso anual organizado pela DG REGIO desde 2008 e tornaram-se no rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram abordagens inovadoras e inclusivas em matéria de desenvolvimento regional. Todos os anos, centenas de projetos concorrem em cinco categorias: Europa inteligente, Europa verde, Europa justa, Europa urbana e o tema do ano. O público pode participar no concurso, votando no seu projeto favorito de entre todos os finalistas para o Prémio do Público. Ao proporcionar soluções para desafios comuns e ao explorar as maiores oportunidades, os prémios REGIOSTARS têm inspirado as regiões a implementar uma política regional da UE com cada vez mais impacto.


Todos os anos, a Comissão Europeia premeia os projetos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens em matéria de desenvolvimento regional. Com o objetivo de inspirar outras regiões em toda a Europa, os projetos participantes estão em destaque nas atividades de comunicação a nível europeu.

Foco temático

Os prémios REGIOSTARS são atribuídos a projetos em cinco categorias temáticas (crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, desenvolvimento urbano e um tema do ano).

Em 2021, os prémios REGIOSTARS centram-se em cinco domínios que são cruciais na política regional da UE:

  • Europa INTELIGENTE: Aumentar a competitividade das empresas locais num mundo digital
  • Europa VERDE: Comunidades ecológicas e resilientes em contextos urbanos e rurais
  • Europa JUSTA: Promover a luta pela inclusão e contra a discriminação
  • Europa URBANA Promover sistemas alimentares ecológicos sustentáveis e circulares em áreas urbanas funcionais
  • TEMA DO ANO: Reforçar a mobilidade ecológica nas regiões: Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021

Um painel de académicos de elevado nível nos respetivos domínios avaliará as candidaturas apresentadas e selecionará os vencedores.

Além disso, o público irá escolher o seu vencedor através de uma votação pública em linha e atribuir o Prémio do Público a um dos projetos.

O Guia dos Candidatos inclui mais informações sobre as categorias de prémios. 

Como concorrer?

O Guia dos Candidatos disponibiliza todas as informações necessárias para que o seu projeto seja um dos vencedores. A par da descrição pormenorizada das categorias de prémios, dos critérios de elegibilidade e de atribuição deste ano, o Guia inclui um manual prático que o orientará ao longo do processo.

Guia do candidato PDF en

A plataforma de candidatura disponível na Internet está aberta de 9 de fevereiro a 9 de maio de 2021.

Como novidade, em 2021, os finalistas são convidados a participar em sessões de formação sobre a comunicação no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em outubro. Os vencedores das cinco categorias, bem como o vencedor do prémio do público, receberão o seu bem merecido prémio na cerimónia festiva REGIOSTARS, que terá lugar em Dubrovnik, na Croácia, em dezembro de 2021.

Arquivos