Novos sistemas de carregamento de veículos elétricos ajudam a desenvolver soluções de transporte sustentáveis

O projeto New Park Charge Solutions da Magnum Cap desenvolveu uma série de protótipos de sistemas de carregamento elétrico para transportes baseados em energias renováveis. A inovação, a investigação e o desenvolvimento tecnológico do projeto estão a contribuir para um aumento da utilização de veículos elétricos, o que deverá beneficiar o ambiente graças à redução das emissões de escape.

Outras ferramentas

 
Os protótipos dos carregadores elétricos desenvolvidos pelo projeto. Os protótipos dos carregadores elétricos desenvolvidos pelo projeto.

" O projeto New Park Charge Solutions foi extremamente importante para a empresa, uma vez que nos permitiu colocar rapidamente no mercado uma linha de produtos completa e de alta qualidade. Ao mesmo tempo, conseguimos reforçar a nossa presença internacional e temos atualmente parcerias na Bélgica, no Brasil, na Croácia, em Espanha, na Finlândia, em Itália, em Macau, em Malta, na Polónia e em Portugal, entre outros. "

José Henriques, Coordenador do Projeto

A Magnum Cap desenvolveu quatro protótipos no âmbito do projeto: (1) um sistema de carregamento para veículos de duas rodas; (2) um sistema de carregamento normal; (3) um sistema de carregamento doméstico; e (4) um sistema de carregamento rápido. A empresa reforçou várias parcerias, incluindo uma parceria com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), um centro de engenharia que prestou auxílio durante o processo de conceção de forma a assegurar a viabilidade comercial dos produtos, bem como com várias outras empresas que forneceram componentes e serviços especializados para complementar os próprios conhecimentos da Magnum Cap.

Como resultado deste projeto, surgiram novas oportunidades para a Magnum Cap no que respeita ao fornecimento de produtos de carregamento de veículos elétricos, de ferramentas de monitorização e gestão remota de carregamento e de um leque de serviços relacionados. O projeto criou igualmente dez postos de trabalho, o que deverá permitir continuar a explorar os conhecimentos adquiridos no contexto do projeto e criar novas oportunidades de negócio.

Para além disso, o projeto New Park Charge Solutions ajudou a promover a região Centro como um importante centro para a tecnologia relacionada com veículos elétricos, com vista a atrair o investimento estrangeiro. A Magnum Cap aumentou a sua presença internacional, exportando atualmente 50 % dos seus produtos e criando uma rede de parceiros comerciais em 13 países.

Reconhecimento dos principais fabricantes de veículos

Os protótipos receberam a certificação dos maiores fabricantes de veículos elétricos, os quais realizaram testes de integração nas instalações da Magnum Cap. A Magnum Cap foi também convidada a participar na criação do carregador para o Volar-e, um carro de corrida elétrico financiado pela Comissão Europeia com o objetivo de promover os veículos elétricos.

A Magnum Cap desenvolveu ainda protótipos numa base modular, permitindo assim que cada módulo seja utilizado como um produto individual e que os componentes sejam comercializados em separado. Alguns desses componentes são altamente procurados pelo setor da energia, como os carregadores vehicle-to-grid ou os sistemas de armazenamento de energia.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «New Park Charge Solutions» é de 1 018 788,50 euros, tendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE contribuído com 369 648,07 euros do Programa Operacional «Centro», para o período de programação 2007-2013.

Data do projecto

12/12/2014