Reforçar a capacidade de inovação nos cuidados de saúde ao domicílio em oito regiões europeias

Oito regiões europeias uniram forças para estimular a inovação no setor da saúde. O projeto «HoCare» do Interreg Europe ajudou os parceiros na partilha de boas práticas e no desenvolvimento de planos de ação que contribuem para melhorar políticas e prestar novos serviços para soluções inovadoras nos cuidados de saúde ao domicílio. A colaboração reforça os sistemas regionais de inovação e otimiza a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. As consequentes inovações ajudarão a população idosa da Europa a viver de forma mais ativa e a permanecer independente durante mais tempo.

Outras ferramentas

 
The Interreg Europe HoCare project promotes collaboration for home healthcare solutions. ©Interreg Europe HoCare Project The Interreg Europe HoCare project promotes collaboration for home healthcare solutions. ©Interreg Europe HoCare Project

" O projeto HoCare do Interreg Europe conseguiu melhorar os instrumentos políticos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento das regiões participantes no setor da saúde eletrónica através de um intenso intercâmbio entre os parceiros e as partes interessadas a nível regional. "

Eleftherios Loizou, Coordenador do projeto

O projeto HoCare reuniu regiões de Chipre, da Bulgária, da Chéquia, da Lituânia, da Hungria, da Roménia, de Portugal e da Eslovénia. 

Durante a primeira fase do projeto, as regiões trocaram experiências e partilharam 33 boas práticas suscetíveis de ser replicadas para melhorar a execução das políticas de inovação no setor dos cuidados domiciliários. Os principais resultados deste trabalho incluíram a elaboração de análises da situação regional, a publicação de estudos e relatórios temáticos conjuntos e a realização de 57 eventos de aprendizagem política. Estas ações prepararam o terreno para que cada região desenvolvesse planos de ação destinados a melhorar as suas as políticas através do reforço dos sistemas de inovação e da criação de novas políticas, produtos e serviços de cuidados domiciliários. 

A segunda fase do projeto contou com a implementação dos planos de ação sob a supervisão das autoridades de gestão das regiões responsáveis pela distribuição da verba dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. O objetivo era melhorar o enfoque estratégico, a gestão e a implementação de novos projetos desenvolvidos através dos planos, garantindo simultaneamente uma melhor utilização de cerca de 22 500 000 EUR de investimento potencial dirigido pela UE.

Materializar a mudança

A abordagem do projeto HoCare do Interreg Europe já está a conseguir mudanças positivas nas políticas que poderão conduzir à inovação nos cuidados domiciliários. Por exemplo, Chipre está a testar novos serviços eletrónicos de cuidados de saúde ao domicílio, inspirando-se num programa que está um curso na Eslovénia. Na Bulgária, o desenvolvimento de serviços de telemedicina e telessaúde foi incluído na estratégia regional de inovação do país. 

Modelo de cooperação

A equipa do projeto utilizou no seu trabalho o denominado modelo de cooperação de «hélice quádrupla». O modelo reúne utilizadores de serviços, empresas, organizações de investigação e autoridades públicas para produzir inovação. Estas parcerias conseguem alcançar muito mais resultados do que uma organização que trabalhe isoladamente.

Vídeos

 

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «HoCare» do Interreg Europe é de 1 247 673 EUR, com uma contribuição de 1 041 361 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional «Interreg Europe» para o período de programação 2014-2020. O investimento insere-se na prioridade «Investigação e Inovação» e no objetivo específico 1.2 – Melhorar a execução das políticas de inovação.

Data do projecto

02/12/2019