Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o emprego e o crescimento, o Plano de Investimento e as prioridades da Comissão

Outras ferramentas

 

Os FEEI são o principal instrumento da política de investimento da União Europeia: no total, 454 mil milhões de euros do orçamento da UE foram destinados a serem investidos em mais de 500 programas. Juntamente com o cofinanciamento nacional de 183 mil milhões de euros, o investimento total ascende a pelo menos 637 mil milhões de euros. Com este orçamento, os FEEI tornaram-se cada vez mais importantes para o cofinanciamento dos investimentos públicos, compensando, simultaneamente, a redução dos investimentos nacionais e regionais resultante da crise. Entre 2014 e 2016, espera-se que os fundos totalizem, em média, cerca de 14 % do investimento público total, podendo mesmo chegar aos 70 % em alguns Estados-Membros.

Mais de 120 mil milhões dos FEEI serão estrategicamente investidos na investigação e inovação, no apoio às pequenas empresas e nas tecnologias digitais, contribuindo, desta forma, para os objetivos de crescimento inteligente da UE. Os fundos também serão essenciais para o crescimento sustentável da UE. Com 193 mil milhões de euros, o maior orçamento da UE alguma vez atribuído a investimentos em energia, ambiente, clima e transportes sustentáveis, os programas contribuirão de forma significativa para orientar a Europa no sentido de uma economia hipocarbónica.

Para além dos investimentos em infraestruturas essenciais de banda larga, transportes ou abastecimento de água, entre outros, e dos investimentos em educação e formação, inclusão social e adaptabilidade profissional da mão-de-obra da Europa, os FEEI vão apoiar diretamente dois milhões de empresas em toda a Europa para aumentar a sua competitividade e ajudá-las a desenvolver produtos inovadores e a criar novos empregos.

Além disso, como uma parte crucial do Plano de Investimento para a Europa e como complemento ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), os FEEI vão mobilizar investimento, apoiar reformas estruturais, encorajar o financiamento do setor privado, corrigir deficiências do mercado e melhorar o clima de investimento.

Durante os próximos oito anos, prevê-se que 456 programas nacionais e regionais e 79 programas de cooperação inter-regional ao abrigo dos FEEI criem uma massa crítica de investimentos em áreas de crescimento fundamentais, que terão um impacto positivo na economia da UE.

A comunicação sobre o «Investimento no emprego e no crescimento – maximizar o contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento» apresenta uma visão geral do que se espera que seja alcançado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no período 2014-2020, ao mesmo tempo que contribuem de forma direta para os objetivos da UE em termos de crescimento e emprego, para o Plano de Investimento e para as prioridades da Comissão para a década. O relatório também inclui os resultados das negociações com todos os Estados-Membros sobre os acordos de parceria e os programas.

  • Investir no emprego e no crescimento – maximizar o contributo dos FEEI en pdf
  • Cooperação Territorial Europeia/INTERREG en pdf
  • Informação nacional en pdf
  • Avaliação e calendários en pdf

Áreas de investimento:

  • Emprego, crescimento e investimento de en fritbgesro pdf
  • Mercado Único Digital de en fritbgesro pdf
  • União da Energia e Clima de en fritbgesro pdf
  • Mercado interno de en fritbgesro pdf
  • União Económica e Monetária de en fritbgesro pdf
  • Justiça e direitos fundamentais de en fritbgesro pdf
  • Migração de en fritbgesro pdf

Visualização de dados e dados contextuais

Emprego, crescimento e investimento de en fritbgesropdf


Mercado Único Digital de en fritbgesro pdf


União da Energia e Clima de en fritbgesro pdf


Mercado interno de en fritbgesro pdf


União Económica e Monetária de en fritbgesro pdf


Justiça e direitos fundamentais de en fritbgesro pdf


Complementaridades dos FEEI e dos FEIE

  • Complementaridades dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos: assegurar a coordenação, as sinergias e a complementaridade en pdf - Sumario bg cs da de el en es et fi fr hr hu it lt lv mt nl pl pt ro sk sl sv pdf

Country Factsheets

Os FEEI incluem: