Cooperação entre as regiões e os países
Cooperação territorial europeia
A cooperação territorial europeia é fundamental para a construção de um espaço comum europeu e uma pedra angular da integração. Tem um valor acrescentado evidente, dado que garante que as fronteiras não funcionem como barreiras, aproxima os europeus, ajuda a resolver problemas comuns, facilita a partilha de ideias e de recursos e incentiva a cooperação estratégica para alcançar objetivos comuns.
Estratégias macrorregionais
Um 'Estratégia macrorregional' é um quadro integrado aprovado pelo Conselho Europeu, que pode ser apoiado pelos Fundos Estruturais e de Investimento Europeus entre outros, para dar resposta a desafios comuns enfrentados por uma área geográfica definida associada aos Estados-Membros e a países terceiros, localizados na mesma área geográfica, beneficiando assim de cooperação fortalecida, o que contribui para uma maior coesão económica, social e territorial.
Até agora, foram adotadas quatro estratégias macrorregionais da UE, que abrangem várias políticas:
- Estratégia da UE para a região do Mar Báltico
(2009)
- Estratégia da UE para a região do Danúbio
(2010)
- Estratégia da UE para a Região do Adriático e do Jónico
(2014)
- Estratégia da UE para a Região Alpina
(2015)
Todas as estratégias macrorregionais adotadas são também acompanhadas por um plano de ação evolutivo que deverá ser atualizado periodicamente à luz das novas necessidades emergentes e dos contextos em mudança. As quatro estratégias macrorregionais dizem respeito a 19 Estados-Membros da UE e a oito países não pertencentes à UE.
Cooperação internacional
A União Europeia partilha com os países terceiros a sua experiência em matéria de desenvolvimento regional.
Outras formas de cooperação e de criação de redes
-
Semana Europeia das Regiões e Cidades (OPEN DAYS)
- Plataforma de cooperação em linha RegioNetwork 2020