#EUinmyregion 2019 - Experiências pessoais

Outras ferramentas

 

Regulamento

1. Tema do concurso

A Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia convida-o a participar no concurso de histórias «Europe in My Region» , que visa exibir projetos financiados pela UE na sua região.

As histórias deverão ser relativas a um projeto ou programa financiado pela UE.

As histórias podem ser apresentadas em qualquer formato: fotografia, vídeo, publicações em blogues, áudio, publicações nas redes sociais, tela, conversas no Twitter, etc.

As histórias deverão ser permanentes e públicas.

2. Como participar

Os participantes podem entrar no concurso «Europe in My Region»  enviando uma mensagem de correio eletrónico com uma hiperligação para a história publicada para info@euinmyregion.eu.

Os participantes deverão escolher entre duas categorias: «cidadãos» e «peritos» – a categoria deverá aparecer no assunto da mensagem de correio eletrónico, a seguir a: «EUinMyRegion Storytelling».

Os peritos são pessoas que trabalham para autoridades de gestão, organismos intermédios, secretariados técnicos conjuntos, beneficiários de financiamento da UE ou responsáveis pela comunicação de projetos financiados pela UE.

1. Elegibilidade

Os participantes devem ter, pelo menos, 18 anos de idade.

Estão excluídos da participação no concurso os trabalhadores e familiares diretos de trabalhadores do promotor ou das respetivas empresa-mãe, subsidiárias ou filiais, ou qualquer outra pessoa ligada a este concurso.

Todas as histórias enviadas serão sujeitas a moderação.

4. Histórias

Os participantes podem enviar o número de histórias que desejarem.

Serão aceites as histórias que cumprirem o regulamento e que forem enviadas dentro do prazo fixado. É garantida total independência editorial.

A Comissão Europeia traduzirá as histórias para inglês (se necessário), enviar-lhe-á a tradução e divulgará as histórias nas redes sociais (Facebook, Twitter), utilizando a hashtag #EUinmyRegion.

5. Direitos de autor

Todas as histórias devem ser originais e o participante deve ser o proprietário exclusivo ou cessionário dos direitos de autor.

Os participantes no concurso retêm a totalidade dos direitos de autor das imagens e dos textos. Os participantes também cedem à Comissão Europeia o direito de publicação e exposição das histórias enviadas.
A Comissão Europeia não pagará qualquer taxa por esta utilização.

Os participantes têm de obter o consentimento escrito de quaisquer indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos que sejam identificáveis nas suas histórias. Os participantes que tirem uma fotografia a uma pessoa com idade inferior a 18 anos têm de garantir que obtêm o consentimento escrito do pai/mãe/tutor legal da criança.

É da responsabilidade dos participantes garantir que obtêm o consentimento necessário. Os participantes devem conservar todos os formulários de autorização obtidos, uma vez que lhes pode ser pedido que comprovem que obtiveram consentimento. Transfira o formulário de autorização aqui.

Os participantes devem conservar o ficheiro digital original ou o negativo das suas histórias, uma vez que lhes pode ser pedido que comprovem que são proprietários da obra, bem como que forneçam ao promotor a fotografia com a máxima resolução possível.

5. Moderação

Todas as histórias são verificadas para garantir que cumprem o regulamento do concurso antes de serem aceites. Apenas as histórias que cumprirem o regulamento do concurso serão inseridas nas páginas Web do concurso. Depois de a história ser revista, o participante receberá uma notificação por correio eletrónico a informar se esta foi aceite ou rejeitada.

7. Prazo de participação

As histórias podem ser enviadas para o concurso a qualquer momento entre 1 de abril e 18 de agosto de 2019, às 23:59 (hora de verão da Europa Central).

8. Seleção dos vencedores

Os vencedores serão selecionados por um júri composto por três profissionais da comunicação.

O júri irá procurar:

  • Revelações: a história conta-nos algo que não soubéssemos, além dos factos básicos relativos ao projeto financiado?
  • Histórias sobre pessoas: a narrativa limita-se a descrever o projeto ou conta a história das pessoas que nele participam?

Estes pontos podem parecer subjetivos, mas as revelações e as grandes histórias são duas coisas que se reconhecem quando se veem.

As melhores histórias não se limitam a contar-nos algo que ainda não sabíamos. Contam-nos uma história interessante através de uma voz pessoal e autêntica. São opinativas e interessantes, para além de informativas. Podem ser divertidas, apaixonadas, curiosas, intrigantes ou sarcásticas.

9. Prémios

Os três vencedores da categoria «cidadãos» irão participar num programa intensivo e personalizado de duas semanas na área da comunicação na UE, e terão contacto com o trabalho realizado por um departamento de comunicação numa instituição, numa agência de comunicação e num meio de comunicação social da UE com cobertura em Bruxelas. O programa terá lugar de 29 de setembro a 13 de outubro em Bruxelas.

Os três vencedores da categoria «peritos» irão participar num curso de formação de alto nível na área da comunicação em Bruxelas, de 5 a 7 de outubro.

10. Aceitação do regulamento do concurso

Ao participarem neste concurso de histórias, os participantes aceitam ficar vinculados ao regulamento do concurso, incluindo as garantias relativas aos direitos de autor das histórias.