Panorama 68: Noroeste da Roménia no bom caminho

Outras ferramentas

 
04/04/2019

A edição da primavera da revista Panorama, que está agora disponível para transferência, abrange um vasto leque de temas, desde questões urbanas até à cultura, passando pela transição industrial.

Inclui uma entrevista exclusiva com a Comissária Corina Creţu, que passa em retrospetiva os últimos quatro anos e analisa os resultados alcançados pela política de coesão neste período. O nosso foco regional desta vez é o Noroeste da Roménia, com uma seleção de projetos e observações de Emil Boc, presidente do município de Cluj-Napoca, e Marcel Ioan Boloş, chefe da Agência de Desenvolvimento Regional. Exploramos ainda as conclusões de um recente relatório do URBACT sobre o modo como as administrações municipais podem ajudar a alcançar uma maior igualdade de género em vários domínios e descobrimos como é que a iniciativa «Energia Limpa para as Ilhas da UE» está a ajudar as ilhas a produzirem a sua própria energia sustentável.

Na secção «Nas suas próprias palavras», apresentamos reflexões vindas da Chéquia e da região de Cujávia-Pomerânia, na Polónia, e conhecemos as experiências de jovens no programa mediático Youth4Regions. Além disso, observamos o modo fascinante como as vantagens da política de coesão foram salientadas num programa de televisão nacional na Estónia.

Descobrimos de que modo os programas Interreg inspiraram a Coreia do Sul nos seus esforços de cooperação com os países vizinhos, analisamos a disseminação do populismo e do euroceticismo, e incluímos ainda as secções habituais sobre os instrumentos financeiros e as conclusões do nosso portal de dados abertos. Na secção de projetos, visitamos a Polónia, a Itália e os Países Baixos.

Panorama 68: North-West Romania going in the right direction

Notícias