Agenda Urbana: Fundos da UE ajudam cidades a testar soluções inovadoras para os desafios urbanos

Outras ferramentas

 
16/12/2016

Comissão lança hoje um segundo convite à apresentação de projetos no valor de 50 milhões de EUR no âmbito da iniciativa «Ações Urbanas Inovadoras». As cidades podem candidatar-se diretamente e obter financiamento da UE para projetos urbanos inovadores.

Em Viena, foi criado um balcão único de serviços públicos para acompanhar os migrantes no seu percurso de integração na cidade. Em Madrid, foram estabelecidos quatro centros em zonas com elevadas taxas de desemprego para criar postos de trabalho nos setores da energia, da mobilidade, da reciclagem e do setor alimentar, promovendo simultaneamente a economia solidária.

Estes são apenas dois dos dezoito projetos vencedores do primeiro convite da iniciativa «Ações Urbanas Inovadoras» lançado no ano passado. Hoje, a Comissão lança um segundo convite para recompensar os projetos mais inovadores apresentados pelas próprias cidades.

O novo convite, com um orçamento de 50 milhões de EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), destina-se a recompensar os projetos mais inovadores em três categorias, em conformidade com as prioridades da Agenda Urbana da UE: a integração dos migrantes, a mobilidade urbana e a economia circular. O convite é lançado hoje e encerra em meados de abril de 2017.

Mais informações

Notícias