breadcrumb.ecName

A inteligência do Ártico — explorar o potencial da região

  • 09 June 2016
A inteligência do Ártico — explorar o potencial da região

A Lapónia é a região mais setentrional da UE e a porta de entrada para a região do Ártico. Desempenha um papel importante não só no plano das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, mas também no domínio da cooperação internacional, da segurança mundial e do desenvolvimento económico, como o refere a recente comunicação conjunt

A Lapónia é a região mais setentrional da UE e a porta de entrada para a região do Ártico. Desempenha um papel importante não só no plano das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, mas também no domínio da cooperação internacional, da segurança mundial e do desenvolvimento económico, como o refere a recente comunicação conjunta ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre uma política integrada da UE para o Ártico.

A expressão «região do Ártico» recorda-nos muitas vezes estereótipos como a neve e o gelo, mas a região tem muito mais para oferecer: vastos recursos naturais, boas infraestruturas e uma forma inovadora de pensar. Em poucos anos, a Lapónia converteu os desafios que lhe são colocados pela região do Ártico em Arctic Smartness (inteligência do Ártico).

Como foi, então, que a Lapónia se tornou a região inovadora mais avançada do Ártico? Atualmente, a Lapónia é uma rara combinação de inúmeras pequenas aldeias, centros urbanos e estâncias turísticas, mas com muito espaço para todos. Existem nesta área florestas, rios estrondeantes, uma ampla gama de serviços de investigação e um ambiente empresarial e de investimento estável, que contam com uma cooperação transfronteiriça e redes de colaboração sólidas. Na Lapónia, o Ártico faz parte da vida quotidiana.

A combinação equilibrada das competências industriais e do compromisso de desenvolvimento sustentável está no cerne da refinação dos recursos naturais da região da Lapónia.

Embora caracterizada por um desenvolvimento industrial considerável (a região alberga uma das maiores concentrações industriais de refinação de produtos silvícolas e minerais da UE), a Lapónia continua a ser uma das regiões que usufrui de ar e água mais limpos a nível mundial. É também a maior região certificada para a extração de produtos naturais.

«Na Lapónia, decidimos tomar decisões de coragem e abertura de espírito enquanto investimos no nosso futuro. A Lapónia foi uma das primeiras regiões da Finlândia a adaptar-se ao conceito de especialização inteligente (S3). A especialização inteligente foi um marco que nos ajudou a reconhecer indústrias emergentes resultantes do potencial da região, tendo lançado as bases para a atribuição da marca Arctic Smartness à região», diz Kristiina Jokelainen do Conselho Regional da Lapónia e responsável pelo desenvolvimento da S3 e dos polos regionais.

Desde o início, o planeamento e a implementação da S3 tiveram por base uma ampla participação e empenhamento a nível regional das partes interessadas. O projeto Arctic Smartness da Lapónia consiste numa interação entre diferentes setores e tecnologias num contexto de colaboração regional e inter-regional.

Os polos regionais do Arctic Smartness — Indústria e Economia Circular do Ártico; Comunidade Rural Inteligente do Ártico; Conceção Ártica; Segurança Intrínseca e Extrínseca do Ártico e Ambientes de Desenvolvimento do Ártico — constituem a espinha dorsal do desenvolvimento sustentável e do sistema de inovação regional da Lapónia. Esta abordagem moderna, multissetorial e sinérgica, que transpõe fronteiras, está a contribuir para superar o défice de massa crítica da região e integrar as indústrias da Lapónia em cadeias de valor mundiais.

PÄIVI EKDAHLDiretora de desenvolvimento, Conselho Regional da Lapónia