breadcrumb.ecName

Para além do PIB: novo Índice de Progresso Social regional

  • 16 February 2016
Para além do PIB: novo Índice de Progresso Social regional

O projeto do Índice de Progresso Social regional, publicado hoje para comentário público, visa avaliar o progresso social de 272 regiões europeias como complemento às medidas tradicionais do progresso económico. O índice obtém um desempenho absoluto, numa escala de 0 a 100, para os 50 indicadores incluídos destinados a medir os componentes do índice. Apresenta, além disso, os pontos fortes e os pontos fracos r

O projeto do Índice de Progresso Social regional, publicado hoje para comentário público, visa avaliar o progresso social de 272 regiões europeias como complemento às medidas tradicionais do progresso económico. O índice obtém um desempenho absoluto, numa escala de 0 a 100, para os 50 indicadores incluídos destinados a medir os componentes do índice. Apresenta, além disso, os pontos fortes e os pontos fracos relativos às regiões com desempenho económico semelhante. 

Os doze componentes temáticos do índice demonstram variações significativas dentro dos Estados-Membros da UE e entre estes, nomeadamente no acesso aos cuidados de saúde, na qualidade e acessibilidade de preços da habitação, na segurança pessoal, no acesso ao ensino superior e na poluição do meio ambiente. 

O índice resulta da cooperação entre a Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, a Social Progress Imperative e o Orkestra — Instituto Basco de Competitividade. Segue o quadro geral do Índice de Progresso Social mundial, adaptado à UE utilizando indicadores retirados sobretudo de dados do Eurostat. 

Este projeto de índice é partilhado com o objetivo de obter os comentários das partes interessadas sobre os temas, os indicadores incluídos e a forma como estes indicadores são combinados numa pontuação final única atribuída a cada região. Envie os seus comentários e sugestões para: REGIO-B1-PAPERS@ec.europa.eu. Em outubro de 2016, será publicada uma versão revista do Índice de Progresso Social regional. 

A medição do progresso social pode ser utilizada para melhorar as estratégias de desenvolvimento das regiões da UE. Este novo índice regional visa:

  • Contribuir para o debate «Para além do PIB», propondo uma métrica sólida para complementar o PIB ao invés de o substituir;
  • Ajudar as regiões a identificarem pares, a qualquer nível do desenvolvimento económico, com os quais possam aprender e, se for caso disso, definir quais as questões que pretendem abordar de forma prioritária no seu programa da política de coesão;
  • Servir de caixa de ressonância para os serviços da Comissão Europeia avaliarem se os programas de 2014-2020 abordam as questões certas nos locais certos.

Nota: este índice não foi criado para efeitos de atribuição de financiamento nem é vinculativo para a Comissão Europeia. 

Mais informações

Explore os mapas interativos do Índice de Progresso Social da UE

Explore os quadros de resultados do Índice de Progresso Social para cada uma das regiões da UE

Saiba mais sobre a metodologia por detrás do Índice de Progresso Social da UE