Quinto relatório sobre a coesão económica, social e territorial - Investir no futuro da Europa

Outras ferramentas

 
Available languages : Bulgarian Czech Danish German Estonian Greek English Spanish French Italian Latvian Lithuanian Hungarian Maltese Dutch Polish Portuguese Romanian Slovak Slovenian Finnish Swedish
Period : 2007-2013
Date : 29/11/2010

O quinto relatório sobre a coesão económica, social e territorial surge no rescaldo da pior crise económica e financeira da história recente. A União Europeia e os seus Estados‑Membros responderam a esta crise tomando medidas para manter as empresas a funcionar e as pessoas no emprego, assim como para estimular a procura e aumentar o investimento público.

Posteriormente, vários governos enfrentaram dificuldades no refinanciamento das suas dívidas devido ao efeito combinado da diminuição das receitas e do aumento das despesas com prestações sociais e medidas de estímulo. Face aos elevados défices e à pressão dos mercados financeiros, a maioria dos governos da UE está agora a implementar medidas de consolidação fiscal.

Neste contexto, a UE adoptou uma nova e ambiciosa estratégia para a recuperação a longo prazo: a estratégia «Europa 2020», que tem como principal objectivo o crescimento inteligente, inclusivo e sustentável. Mais ainda do que a sua antecessora, a Estratégia de Lisboa, a estratégia «Europa 2020» coloca a tónica na necessidade de inovação, emprego e inclusão social e numa resposta forte aos desafios ambientais e às alterações climáticas como forma de alcançar este objectivo.

Publications