COMUNICAÇÃO relativa à Estratégia da União Europeia para a Região Adriática e Jónica

Outras ferramentas

 
Available languages : Bulgarian Czech Danish German Estonian Greek English Spanish French Croatian Italian Latvian Lithuanian Hungarian Maltese Dutch Polish Portuguese Romanian Slovak Slovenian Finnish Swedish
Period : 2014-2020
Date : 17/06/2014

A presente comunicação define as necessidades e o potencial de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na região do mar Adriático e do mar Jónico. Proporciona um quadro para uma estratégia macrorregional coerente e prevê um plano de ação, a fim de fazer face a esses desafios e oportunidades, graças à cooperação entre os países participantes.

A região é uma área funcional essencialmente definida pelas bacias do mar Adriático e do mar Jónico. Abrangendo igualmente uma importante superfície terrestre, a estratégia trata as zonas marinhas, costeiras e terrestres como sistemas interligados. Com a intensificação da circulação de mercadorias, serviços e pessoas, devido à adesão da Croácia à UE, e com a perspetiva de adesão à UE de outros países da região, os acessos terrestres desempenham um papel primordial. A análise das ligações entre a terra e o mar salienta igualmente os impactos das atividades terrestres insustentáveis sobre as zonas costeiras e os ecossistemas marinhos.

Esta região, com mais de 70 milhões de habitantes, desempenha um papel fundamental nos esforços para reforçar a continuidade geográfica na Europa. A estratégia baseia-se na Iniciativa Adriático-Jónica1, que engloba a oito países (em anexo pode ser consultado um mapa), mas permanece aberta a outros parceiros da região.

More information :

EU Strategy for the Adriatic and Ionian Region

Publications