Manifesto dos Jovens para os Jovens em prol da formulação da Política de Cooperação Europeia

Outras ferramentas

 
Available languages : Bulgarian Czech Danish German Estonian Greek English Spanish French Croatian Italian Latvian Lithuanian Hungarian Maltese Dutch Polish Portuguese Romanian Slovak Slovenian Finnish Swedish
Period :
Date : 16/10/2020

Participação dos jovens europeus no futuro da Cooperação Territorial Europeia

Em 2020, assinala-se o 30.º aniversário do emblemático programa de cooperação da UE denominado «Interreg». A celebração de 30 anos de conquistas na transformação das fronteiras europeias em oportunidades graças a um espírito de cooperação está subordinada a três temas principais, nomeadamente: os vizinhos, a ecologia e a juventude.

A«juventude», sendo um dos três temas principais da campanha comemorativa dos 30 anos do Interreg, pretende mostrar que, não obstante os jovens fazerem já parte da Cooperação Territorial Europeia (CTE), muito mais pode e deve ainda ser feito. De que forma? Recolhendo as ideias e os anseios dos jovens sobre como melhorar a cooperação territorial no futuro, de modo a fazer com que as camadas jovens se sintam ouvidas pelos principais decisores da UE.

Este exercício democrático e orientado para a juventude em 2020 não é apenas atual devido à campanha comemorativa dos 30 anos do Interreg, mas também por este ser um ano de mudanças políticas entre dois períodos de programação da UE, a saber 2014-2020 e 2021-2027. Por conseguinte, 2020 é o melhor momento para expressar opiniões com vista a influenciar a elaboração de políticas Interreg e a sua execução com base em projetos.

Este Manifesto apresenta as ideias dos jovens sobre o Interreg e, em especial, sobre como adaptá-lo melhor às suas expectativas. Dirige-se principalmente aos decisores políticos da UE e a nível nacional, regional e local, bem como às autoridades de gestão do Interreg e aos beneficiários dos projetos, às organizações interessadas na elaboração da política de coesão da UE – e, de um modo especial, do Interreg –, na juventude, no envolvimento dos cidadãos e na participação democrática.

As ideias aqui apresentadas foram recolhidas por pessoal da Comissão Europeia através de inquéritos específicos, sondagens e debates em linha com grupos de jovens de toda a Europa (ou seja, da UE, das regiões ultraperiféricas e dos países vizinhos). O Manifesto será entregue à Comissária da UE para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e à Presidência Alemã do Conselho da UE em 15 de outubro de 2020, por ocasião do Evento Anual do Interreg durante o diálogo dedicado à juventude, que contará com a presença de alguns dos jovens que deram o seu contributo. O objetivo é debater e ouvir as reações ao Manifesto por parte dos principais decisores da UE.

More information :

Interreg 30 Years

Publications