Avaliações

Avaliação intercalar do programa Erasmus+

Por que motivo teve o programa Erasmus+ tanto êxito? O que deve ser melhorado? 

A avaliação intercalar do programa Erasmus+ foi feita com base em mais de um milhão de respostas a este tipo de perguntas, que, em conjunto constituem a fonte de dados mais completa e recente sobre este tema. Eis algumas das principais conclusões do relatório da Comissão Europeia sobre a avaliação intercalar do programa Erasmus+:

O Erasmus+, que é o programa emblemático da UE no domínio da educação, formação, juventude e desporto (2014-2020), tem sido altamente benéfico para os participantes, não só em termos de apoio à sua transição para o mercado de trabalho, mas também no que refere à criação de um sentimento de cidadania europeia. 

Até 2020, o Erasmus+ fomentará a mobilidade para fins de aprendizagem de quatro milhões de estudantes, professores e formadores e contribuirá para a internacionalização do trabalho das organizações ativas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, tanto dentro como fora da UE. 

Os dados mostram que o Erasmus+ é mais coerente, relevante e, em parte, mais eficaz e mais simples do que os programas que o precederam.

Quanto ao futuro do programa Erasmus+, a avaliação demonstra claramente a necessidade de investir mais na educação e na formação, com uma nova ênfase nas gerações mais jovens e nos grupos mais vulneráveis.
 

Para mais informações sobre a avaliação intercalar do programa Erasmus+, incluindo as recomendações, clique nas ligações a seguir apresentadas.

Relatório da Comissão: adotado em 31 de janeiro de 2018, está disponível abaixo e é acompanhado de um documento de trabalho pormenorizado (apenas em inglês):

Esta avaliação baseia-se, em especial, nos:

  • Relatórios dos países do programa sobre a execução e o impacto do programa Erasmus+:

 

Belgique Bulgaria Czech Republic Denmark
Deutschland Estonia Ireland Greece
Spain France Croatia Italy
Cyprus Latvia Lithuania Luxemburg
Hungary Malta Netherland Österreich
Poland Portugal: Romania Slovenia
Slovak Republic Finland Sweden United Kingdom
Switzerland Iceland Liechtenstein Republic of Macedonia
Norway Turkey    

 

Contacto

Comissão Europeia
Direção-Geral da Educação, Juventude, Cultura e Desporto
Unidade B.4 – Coordenação Erasmus+
Endereço eletrónico: EAC-UNITE-B4@ec.europa.eu

 

 

Compartilhe esta página