Jovens e animadores de juventude

Como se candidatar

Se tem uma conta EU Login, conta EU Login eForms (formulários eletrónicos) para aceder a candidaturas Erasmus+.

Se não tem uma conta EU Login, use o botão Criar uma conta EU Login.

As candidaturas devem ser apresentadas às agências nacionais do país do programa onde a organização candidata está estabelecida.

Oportunidades

O programa Erasmus+ oferece oportunidades para organizar projetos de mobilidade de jovens e de animadores de juventude.

Graças aos intercâmbios de jovens, grupos de jovens de diferentes países podem encontrar-se e viver juntos por um período máximo de 21 dias para levar a cabo uma série de atividades sobre um tema que tenha interesse para os participantes, que planeiam e preparam eles próprios essas atividades. Para informações sobre como participar nestes projetos, consulte a página sobre o intercâmbio de jovens.

As organizações também podem preparar projetos ao abrigo do Serviço Europeu de Voluntariado, que permite aos jovens trabalhar a tempo inteiro, a título gratuito, no estrangeiro.

No caso dos animadores de juventude, as organizações podem participar em oportunidades conducentes ao desenvolvimento profissional e ao estabelecimento de contactos, tais como:

  • seminários
  • cursos de formação
  • eventos para a criação de redes
  • visitas de estudo
  • períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação no estrangeiro

Como funciona

As organizações ou grupos de jovens interessados em participar podem candidatar-se para desempenhar uma das seguintes funções:

  • coordenador de um projeto de mobilidade de jovens - responsável pela apresentação da candidatura em nome de todos os participantes
  • organização de envio - organização responsável pelo envio de jovens, nomeadamente de animadores de juventude, para o estrangeiro
  • organização de acolhimento - organização responsável pelo acolhimento, nomeadamente por desenvolver um programa de atividades e prestar apoio aos participantes

Qualquer organização ou grupo estabelecido num país do programa pode apresentar uma candidatura. Essa candidatura deve ser apresentada em nome de todas as organizações participantes envolvidas num projeto.

Que mais convém saber

Intercâmbios de jovens

Os intercâmbios duram normalmente entre 5 e 21 dias e tanto podem ser organizados num país da UE como num país não pertencente à UE. Podem participar nestes intercâmbios jovens com idade compreendida entre os 13 e os 30 anos. Os intercâmbios devem envolver organizações de dois ou mais países.

Serviço Voluntário Europeu (SVE)

Para poder usufruir das oportunidades proporcionadas pelo SVE, as organizações participantes devem estar acreditadas em conformidade com as orientações e aderir aos valores da Carta do SVE. As organizações acreditadas constam da base de dados do SVE.

As organizações acreditadas podem publicar vagas de voluntariado na base de dados do Portal Europeu da Juventude.

Caso a sua candidatura seja aceite, as organizações serão responsáveis pela identificação, desenvolvimento e gestão das vagas de voluntariado, bem como de vários aspetos logísticos, como as despesas de subsistência, o alojamento e o transporte. Cabe-lhes igualmente entregar o dossiê de informação sobre o SVE aos voluntários e reconhecer a respetiva experiência de aprendizagem através do Youthpass.

O dossiê de informação contém:

Animadores de juventude

As oportunidades para os animadores de juventude podem durar entre 2 dias e 2 meses, devendo ter lugar no país de uma das organizações envolvidas. Cada projeto pode ter um máximo de 50 participantes.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas à agência nacional do país do programa onde a organização candidata está estabelecida.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ dá mais informações sobre as oportunidades existentes e sobre a forma de apresentar uma candidatura.

As agências nacionais ou, no caso dos países parceiros vizinhos, os Centros de Recursos SALTO para a Juventude (caso existam) podem dar mais informações. Pode também contactar a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página