Estágios para alunos do ensino profissional, aprendizes e recém-licenciados

Apresentação

O Erasmus+ apoia estágios no estrangeiro para estudantes atualmente matriculados no ensino e formação profissionais (EFP,).

Os aprendizes em contexto laboral e os recém-diplomados do ensino e formação profissionais também podem beneficiar destas oportunidades.

Os estagiários serão acolhidos num local de trabalho ou noutra instituição de EFP, realizando períodos de aprendizagem em contexto laboral enquanto parte dos seus estudos.

Para os estágios com uma duração superior a 1 mês, o apoio linguístico em linha ajudá-lo-á a aprender a língua utilizada no seu local de trabalho ou nos estudos.

Duração

Os estágios podem ter uma duração de duas semanas a doze meses.

Condições

Antes de começar o estágio, o estagiário, a instituição ou organização de envio e a organização de acolhimento devem assinar um compromisso de qualidade e concluir um acordo de aprendizagem. Este documento estabelece os objetivos de aprendizagem, os direitos e responsabilidades e a forma como o estágio será formalmente reconhecido.

Tanto a instituição ou organização de envio como a organização de acolhimento devem estar estabelecidas num país do programa.

Para beneficiar do apoio do Erasmus+ enquanto recém-diplomado, deve realizar o estágio no prazo de um ano a contar da data de conclusão dos estudos.

Apoio financeiro

As subvenções da UE destinam-se a cobrir as despesas de viagem e de subsistência dos participantes durante a sua estadia no estrangeiro.

Embora sejam financiadas pela UE, as subvenções são geridas pela organização de envio em questão, que é responsável pela realização dos pagamentos aos participantes.

Poderá receber um apoio financeiro para aprender a língua utilizada no local de trabalho.

Candidaturas

Não se pode candidatar a apoio financeiro a título individual. As candidaturas devem ser apresentadas por organizações que, por sua vez, selecionarão os candidatos para estágios no estrangeiro.

Contacte a sua organização de EFP para ficar a conhecer as oportunidades de que pode beneficiar.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ também dá informações pormenorizadas sobre estas oportunidades:

  • consulte a Parte B para informações sobre os critérios de avaliação, os critérios de elegibilidade e as regras de financiamento.

As agências nacionais podem responder a perguntas e ajudar a apresentar as candidaturas.

Compartilhe esta página