Apoio à reforma das políticas

As oportunidades oferecidas ao abrigo desta ação-chave têm por objetivo apoiar a agenda política geral da UE, o quadro estratégico para a colaboração em matéria de educação e formação 2020 e a estratégia para a juventude.

As organizações participantes contribuirão para melhorar a qualidade dos sistemas em matéria de ensino, de formação e de juventude na Europa e para promover a aprendizagem transnacional e a cooperação entre autoridades, bem como para desenvolver a base de conhecimentos na qual assenta a elaboração de políticas, apoiando redes e instrumentos de aplicação das políticas.

Além disso, contribuirão para melhorar a participação dos jovens na vida democrática e incentivar uma aproximação entre estes e os responsáveis políticos.

Oportunidades ao abrigo da ação-chave 3

Diálogo estruturado

Encontros entre jovens e responsáveis na área da juventude, destinados a promover a participação ativa dos jovens na vida democrática.

Saiba mais

Cooperação com a sociedade civil: juventude

As oportunidades disponíveis visam prestar apoio estrutural a organizações não governamentais e a redes europeias ativas no domínio da juventude. As organizações participantes devem promover a empregabilidade e a responsabilização dos jovens, apoiar a sua inclusão e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual, entre outros.

Saiba mais

Cooperação com a sociedade civil: educação e formação

As oportunidades disponíveis visam prestar apoio estrutural a organizações não governamentais e a redes europeias ativas no domínio da educação e da formação. As organizações participantes devem desenvolver e executar estratégias e atividades específicas inovadoras e criativas, destinadas a apoiar a realização efetiva de reformas e ações nos respetivos domínios de atividade, em conformidade com a agenda política europeia nos domínios da educação e da formação.

Saiba mais

Iniciativas em favor de políticas inovadoras

Estas iniciativas destinam-se a desenvolver novas políticas ou a preparar a respetiva aplicação. Existem dois tipos de ações: projetos de cooperação orientados para o futuro, que visam estimular o desenvolvimento de políticas inovadoras, e experiências de políticas europeias, conduzidas por autoridades públicas de alto nível para experimentar na prática e avaliar a aplicação de políticas específicas.

Saiba mais

Quadros estratégicos globais para o ensino e a formação profissionais contínuos

Este convite à apresentação de propostas, encerrado em 2015, tinha como objetivo apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que visassem coordenar um ensino e formação profissionais contínuos de elevada qualidade, relevantes e acessíveis, bem como assegurar um aumento significativo da participação em novas oportunidades de formação.

Saiba mais

Apoio às PME que oferecem possibilidades de aprendizagem

Este convite à apresentação de propostas, encerrado em janeiro de 2016, tinha como objetivo apoiar projetos destinados a fomentar a participação de PME em programas de aprendizagem. Os projetos selecionados podiam dizer respeito a atividades como o reforço das capacidades de organismos intermediários, utilizando a cadeia de abastecimento de grandes empresas para desenvolver e criar estruturas de apoio para as PME, ou promover a cooperação entre as organizações de cúpula de redes europeias existentes.

Saiba mais

Compartilhe esta página