Educação escolar

Apresentação

O Erasmus+ apoia atividades de formação no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário.

Estas atividades podem passar por cursos estruturados ou outros eventos ou por períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou outras organizações relevantes.

Exemplos de tais organizações incluem instituições de ensino superior, institutos de investigação, organismos públicos e organizações que ministrem cursos ou formação.

Estas oportunidades dirigem-se a organizações estabelecidas em países do programa.

Duração

Uma atividade de formação deve ter uma duração mínima de 2 dias e máxima de 2 meses (excluindo o tempo de viagem).

Condições

Para participar numa atividade de desenvolvimento profissional no estrangeiro ao abrigo do Erasmus+, a sua escola deve participar num projeto de mobilidade.

Este projeto deve estar integrado num plano de desenvolvimento europeu para a organização de envio e dar resposta a necessidades de desenvolvimento do pessoal claramente identificadas, bem como garantir que a sua experiência no estrangeiro será devidamente reconhecida e dada a conhecer em toda a instituição.

Apoio financeiro

A organização coordenadora (a sua escola ou um coordenador do consórcio) recebe subvenções da UE destinadas a cobrir as suas despesas de viagem e de estadia durante o seu período no estrangeiro, assim como a prestar apoio organizacional às organizações participantes.

Candidaturas

Não se pode candidatar a apoio financeiro a título individual. As candidaturas devem ser apresentadas pelas escolas (ou pelos coordenadores do consórcio em nome das escolas), que, por seu turno, selecionam os candidatos para as atividades de formação no estrangeiro de entre o seu pessoal.

O processo de seleção deve ser justo, transparente e bem documentado.

Mais informações

Contacte a sua escola para se informar sobre as oportunidades existentes.

O Guia do Programa Erasmus+ também contém informações pormenorizadas sobre estas oportunidades:

  • consulte a Parte B para informações sobre os critérios de adjudicação, os critérios de elegibilidade e as regras de financiamento

As agências nacionais podem dar-lhe todos os esclarecimentos de que necessita sobre as candidaturas.

A rede eTwinning é uma comunidade de escolas, no âmbito da qual as pessoas que trabalham num estabelecimento de ensino europeu podem comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar experiências, bem como integrar a maior comunidade de aprendizagem na Europa.

O portal School Education Gateway é uma plataforma dirigida aos professores, escolas, especialistas e outros interessados, onde é possível encontrar informações sobre novidades, tendências, políticas, iniciativas e atividades no domínio da educação escolar, bem como contribuir para o debate sobre questões importantes.

Compartilhe esta página