Atividades Jean Monnet

As atividades Jean Monnet são compostas por seis ações que visam promover a excelência no ensino e na investigação no domínio dos estudos europeus em todo o mundo.

Outro objetivo destas ações é fomentar o diálogo sobre as políticas europeias entre o meio académico e os responsáveis políticos.

A integração europeia e a compreensão do lugar da UE num mundo globalizado, bem como a promoção da cidadania ativa e do diálogo entre os povos e as culturas são objeto de especial ênfase.

Ações

Módulos

Programas de ensino curtos, com um mínimo de 40 horas por ano letivo, com uma abordagem geral, específica ou pluridisciplinar dos estudos europeus.

Saiba mais

Cátedras

Postos docentes com uma especialização em estudos europeus para professores universitários, com, pelo menos, 90 horas de ensino por ano letivo.

Saiba mais

Centros de excelência

Estes centros constituem pontos focais de competências e conhecimentos especializados sobre os assuntos europeus.

Saiba mais

Apoio a associações

Concebido para contribuir para o estudo dos processo de integração europeia, reunindo catedráticos, professores e investigadores especializados em estudos europeus.

Saiba mais

Redes

Concebidas para criar e desenvolver consórcios no domínio dos estudos europeus. As atividades podem incluir a recolha de informações, o intercâmbio de práticas, o reforço de conhecimentos e a promoção do processo de integração europeia.

Saiba mais

Projetos

Visam apoiar a inovação, a partilha de conhecimentos e a comunicação sobre assuntos europeus.

Saiba mais