Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

Os eventos desportivos europeus sem fins lucrativos têm por objetivo aumentar a prática desportiva, a atividade física e a participação em iniciativas de voluntariado.

Além disso, visam chamar a atenção para o papel do desporto na promoção da inclusão social, da igualdade de oportunidades e da saúde.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as organizações podem realizar atividades para:

Entre as atividades específicas abrangidas figuram:

  • preparação de eventos
  • organização de atividades educativas no contexto da preparação de um evento
  • organização de eventos
  • organização de atividades paralelas a eventos desportivos (como conferências ou seminários)
  • atividades destinadas a fazer perdurar os efeitos dos eventos realizados, tais como avaliações e elaboração de planos de sustentabilidade
  • atividades de comunicação relacionadas com o tema do evento

Como funciona

A candidatura deve ser apresentada por uma organização de um país do programa. Podem participar:

  • organismos públicos que sejam responsáveis pelo desporto a nível local, regional ou nacional
  • organizações desportivas de dimensão local, regional, nacional, europeia ou internacional
  • coordenadores de eventos nacionais organizados no âmbito de um evento europeu no domínio do desporto

Os eventos relacionados com a Semana Europeia do Desporto devem ser organizados simultaneamente em, pelo menos, três países do programa ou, em alternativa, num só país mas contar com participantes de três países do programa.

Os eventos não relacionados com a Semana Europeia do Desporto devem ser organizados num país e contar com participantes de 10 países do programa ou, em alternativa, ser organizados simultaneamente em vários países e contar com participantes de, pelo menos, 10 países do programa.

Que mais convém saber

Os projetos devem ter uma duração máxima de um ano, desde a fase de preparação ao seguimento do evento.

As competições desportivas organizadas regularmente por federações ou associações desportivas nacionais, europeias e internacionais e as competições desportivas profissionais não podem candidatar-se a apoio no âmbito desta ação.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ constitui a principal fonte de informação sobre os eventos desportivos europeus sem fins lucrativos. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de seleção.

Para mais informações, contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página