Mobilidade individual para fins de aprendizagem

As oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem visam incentivar a mobilidade de estudantes, membros do pessoal, estagiários, aprendizes, voluntários, animadores de juventude e dos jovensem geral.

Neste contexto, o papel das organizações é organizar estas oportunidades para as pessoas interessadas. Em contrapartida, as organizações participantes beneficiam da melhoria da sua capacidade para operar à escala internacional, da melhoria das duas competências de gestão, do acesso a um número maior de projetos e oportunidades de financiamento, da melhoria da sua capacidade para preparar, gerir e fazer o acompanhamento dos projetos, de uma carteira de oportunidades mais atraentes para os estudantes e membros do seu próprio pessoal e da possibilidade de desenvolverem projetos inovadores com parceiros de todo o mundo.

Oportunidades da ação-chave 1

Estudantes e membros do pessoal do ensino superior

As organizações podem enviar ou receber estudantes e pessoal dos países participantes. Os membros do pessoal podem exercer atividades docentes ou de formação no estrangeiro e os estudantes e doutorandos podem fazer um estágio ou uma parte dos estudos no estrangeiro.

Saiba mais

Alunos e membros do pessoal do ensino e formação profissionais

As organizações podem enviar ou receber aprendizes e alunos que queiram fazer um estágio profissional no estrangeiro, assim como enviar membros do seu pessoal para exercer atividades docentes ou de formação.

Saiba mais

Membros do pessoal do ensino pré-escolar e escolar

Estas oportunidades permitem às organizações enviar e receber membros do pessoal para exercer atividades docentes ou de desenvolvimento profissional.

Saiba mais

Membros de pessoal ligado à educação de adultos

As organizações de educação de adultos podem beneficiar de oportunidades de envio ou de receção de membros de pessoal para exercer atividades docentes ou de formação, bem como para ministrar cursos.

Saiba mais

Jovens e animadores de juventude

As organizações podem candidatar-se para dirigir projetos. No caso dos jovens, podem ser intercâmbios de jovens que permitam a grupos de jovens viver e trabalhar em conjunto durante um período até três semanas ou projetos do Serviço Voluntário Europeu por um período máximo de 12 meses. No caso dos animadores de juventude, trata-se de projetos no domínio da formação e da criação de redes.

Saiba mais

Eventos em larga escala do Serviço Voluntário Europeu

Oportunidades para projetos de voluntariado que contem, no mínimo, 30 voluntários do Serviço Voluntário Europeu para realizar um trabalho a tempo inteiro não remunerado por um período máximo de dois meses. As organizações são responsáveis pelo planeamento e gestão das atividades, alojamento, estadia e transporte dos participantes, assim como por prestar-lhes apoio durante a atividade.

Saiba mais

Mestrados conjuntos Erasmus Mundus

Oportunidades para as organizações que organizam programas de mestrados. A UE concede financiamento a este tipo de programas para que cada ano sejam organizadas quatro seleções de estudantes.

Saiba mais

Empréstimos para mestrados Erasmus+

Oportunidades para que determinados intermediários financeiros oferecem empréstimos com condições especiais a estudantes de mestrado que estudam no estrangeiro.

Saiba mais

Compartilhe esta página